Ao todo, quantos indígenas vivem no Brasil? Veja dados atualizados

Author:


As comunidades indígenas e povos originários fazem parte da origem do Brasil que conhecemos, mas você sabe quantos indígenas vivem no país atualmente? Os dados foram coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

continua depois da publicidade

Mais do que um mapeamento numérico, essas informações localizam as diferentes comunidades no território nacional e também contribui para a elaboração de políticas públicas para esses cidadãos. Entenda mais a seguir sobre o panorama do país. 

Quantos indígenas vivem no Brasil?

Segundo os dados do Censo Demográfico de 2022, o Brasil tem 1.693.535 indígenas, o que representa 0,83% em relação ao total de habitantes no país. Além disso, pouco mais da metade dessa comunidade vive na Amazônia Legal, chegando a 51,2% do total. 

Basicamente, a Amazônia Legal refere-se a uma área correspondente a 59% do território brasileiro. Neste contexto, inclui oito estados, sendo eles o Acre, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, também contando parte do Maranhão.

continua depois da publicidade

Ao todo, são mais de 5 milhões de quilômetros quadrados, e essa delimitação surgiu como forma de planejar o desenvolvimento econômico dessa região. Entretanto, desde sua origem, já passou por diversas alterações de ordem política. 

No último censo, realizado em 2010, foram contabilizados 896.917 indígenas no país. Portanto, foi registrado um aumento de 88,82% no contingente populacional nos últimos 12 anos.

Dentro do mesmo período, de 2010 a 2020, houve um crescimento de 6,5%. Apesar disso, os pesquisadores apontam que um dos fatores que causa esse aumento é a mudança metodológica feita para captar as informações dessas comunidades.

continua depois da publicidade

Além do aumento de critérios dentro da pesquisa, o IBGE ampliou o mapeamento de cidadãos indígenas para fora dos territórios dessas comunidades. Mais especificamente, foram incluídos territórios delimitados e agrupamentos indígenas dispersos.

Quais foram os outros dados da pesquisa?

Segundo o Censo Demográfico de 2022, o Norte concentra 44,48% da população indígena do país, totalizando 753.357 pessoas. Logo em seguida, o Nordeste é a região que apresenta maior concentração, com 31,22% da população nessa área

 

Dentro do mapeamento geográfico, foi identificado que o maior número de pessoas indígenas é no estado do Amazonas, com 490,9 mil pessoas. Logo em seguida vem o estado da Bahia, com 229,1 mil. 

continua depois da publicidade

Somando a população identificada nestes dois estados, têm-se 41,51% da população total identificada. O território com maior número de pessoas indígenas é a Terra Indígena Yanomami, entre o Amazonas e Roraima, com 27.152 indivíduos. 

Além desse território, outros grandes números identificados foram na Raposa Serra do Sol, em Roraima, com 26.176 habitantes e pela Évare I, no Amazonas, com 20.177 habitantes. 

Do total de 72,4 milhões de domicílios particulares permanentes ocupados do Brasil, estima-se que pelo menos 630.041 tinham pelo menos um morador autodeclarado indígena. Isso corresponde a 0,87% do universo total.

No geral, os primeiros resultados do Censo Demográfico 2022 apresentam o total de pessoas indígenas residentes no país. No entanto, também os domicílios particulares permanentes ocupados por pelo menos uma pessoa indígena. 

Além disso, os dados apresentados estão organizados por Unidades da Federação, Municípios, Amazônia Legal e Terras Indígenas. Para acessar mais informações sobre esse mapeamento, basta acessar o site do IBGE.



Source link

Leave a Reply