o que é, vantagens e como aplicar no trabalho

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A escuta ativa é uma forma de comunicação baseada em uma escuta interessada, participativa e focada em compreender o que está sendo dito.

Sabe a conversa engajada e empática que você tem com as suas amizades? Ela também pode ser adaptada a contextos profissionais e se tornar uma soft skill, assim, é cada vez mais requisitada no mercado de trabalho.

Quer saber como ela funciona, os seus benefícios e técnicas para desenvolver essa habilidade de comunicação?

Continue a leitura com a gente e aprimore as suas capacidades de resolver conflitos e cooperar com a equipe!

1. O que é escuta ativa?

A escuta ativa faz parte de um diálogo participativo e eficiente, mas está muito além de ser apenas uma conversa que flui bem. A prática se concentra, principalmente, em se mostrar interessado e prestar atenção completa na outra pessoa.

Durante essa conversa, o olhar, as mãos, a postura e as palavras dizem muito sobre o quão imerso alguém está no assunto. É um exercício de compreensão do que está sendo dito e engajamento recíproco e verdadeiro no tema debatido.

Ela pode ser aplicada em reuniões com a equipe, com o cliente, em feedbacks e até mesmo em entrevistas de processos seletivos. Existem ao menos quatro grandes guarda-chuvas de escuta em uma comunicação, sendo eles:

  • Escuta Empática: ouvir para entender;
  • Escuta Apreciativa: ouvir para se satisfazer;
  • Escuta Compreensiva: ouvir para aprender;
  • Escuta Crítica: ouvir para analisar.

A escuta ativa se apresenta como uma ramificação da escuta empática na qual o foco é o interlocutor e o que ele tem a dizer.

Diferentemente da escuta passiva, na qual a pessoa apenas recebe as informações sem interpretar ou engajar ativamente com a conversa, na ativa, há uma dedicação em entender as suas dores, motivações e necessidades para oferecer uma solução ou resposta mais eficiente.

2. Benefícios da escuta ativa nas relações profissionais

Uma comunicação baseada em escuta ativa pode ser muito vantajosa para todos os tipos de relações, além disso, no ambiente profissional, ela encontra muitas oportunidades de ser aplicada e até mesmo desenvolvida.

Quer entender como ela pode te ajudar? Confira como ela impacta o seu cotidiano:

  • Gera confiança entre as partes envolvidas;
  • Possibilita insights e resolução conjunta de problemas;
  • Melhora a compreensão das explicações;
  • Fortalece a relação e engajamento com times e clientes;
  • Promove mais clareza no repasse de informações importantes;
  • Evita ruídos e falhas de comunicação;
  • Minimiza conflitos internos.

Além disso, a escuta ativa exercita a empatia e incentiva o trabalho em equipe. De maneira geral, ela é benéfica para a melhora do clima organizacional e comunicação assertiva entre equipes e departamentos de uma mesma organização.

3. 5 técnicas para desenvolver a escuta ativa no trabalho

Você deve ter ouvido pelo menos uma vez na vida alguém comentar que o problema de muitas relações é a má comunicação, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Muitas vezes, a informação pode até ser repassada para outras pessoas, mas não de uma maneira assertiva.

Seja porque a mensagem não foi clara ou porque alguém não prestou atenção, o ambiente de trabalho pode promover muitos ruídos de comunicação e prejudicar projetos e funções. Para evitar que isso aconteça com você ou com a sua equipe, confira algumas forças de desenvolver a habilidade de escuta ativa:

1° Faça perguntas

O objetivo da escuta ativa é ouvir o que o outro tem a dizer. Portanto, faça perguntas abertas e relevantes sobre o assunto discutido. Permita que o interlocutor exponha as suas ideias, opiniões e sugestões.

Colete o máximo de informações que forem necessárias para um diálogo de qualidade e uma compreensão efetiva.

2° Concentre-se no que está sendo comunicado

Dedique o seu foco total para a conversa e para a pessoa. Evite distrações, reserve um tempo e um local onde vocês possam dialogar sem interrupções.

Observe como o outro se comporta, em sua comunicação corporal, entonação e mensagem que está sendo repassada. Portanto, você pode ajudar a conduzir um diálogo mais confortável e adequado à situação.

3° Ouça sem julgamentos

A escuta ativa deve ser uma escuta empática, sem julgamentos. Deixe as desavenças de lado e busque compreender o que está sendo falado a partir da perspectiva da outra pessoa. Entenda as suas dores e sugestões, evitando que sua opinião pessoal se sobressaia, mesmo que discorde.

4° Evite interromper

Dê o tempo necessário para a outra pessoa falar e concluir o seu raciocínio e evitar interrupções. Para a conversa avançar, todos devem ter espaço para compartilhar suas ideias e ele deve ser respeitado para os lados serem efetivamente compreendidos.

5° Confirme o que você entendeu

Outra estratégia efetiva para desenvolver a habilidade de escuta ativa é verificar as informações importantes. Quando for o seu momento de falar, resuma e retome o que foi dito pela outra pessoa, fazendo uma paráfrase, para confirmar o que foi expresso.

Esse processo demonstra que o foco está no interlocutor e oferece a oportunidade dele esclarecer o que não foi tão assertivo. Assim, vocês têm uma conversa mais aprofundada, produtiva e evitam mal entendidos.

A escuta ativa é uma habilidade de comunicação que pode e deve ser desenvolvida tanto por gestores e líderes quanto por colaboradores.

Para lidar com clientes, resolver conflitos e manter o time alinhado, essa habilidade vai fazer com que você se destaque no trabalho e construa relações profissionais mais cooperativas.

No blog da Catho, você explora outras formas de desenvolver outras qualidades profissionais essenciais para o mercado de trabalho. Por aqui, também te explicamos como se sair bem em um processo seletivo, a impulsionar a sua carreira e muito mais!

Curtiu o nosso conteúdo? Não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com os colegas de trabalho, desse modo, haverá um melhor entendimento entre os colaboradores!

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