Acessibilidade
Mike Krieger nasceu em São Paulo em 1986. Aos 18 anos, o jovem brasileiro foi cursar ciências da computação na Universidade de Stanford (Califórnia), onde conheceu Kevin Systrom. Juntos, em 2010, eles fundaram o Instagram.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Cinco anos após o lançamento da plataforma, que foi comprada pela Meta em 2012, por aproximadamente US$ 1 bilhão, Krieger, aos 28 anos, foi escolhido pela Forbes USA para integrar a lista Forbes Under 30.
Leia também:
Em 2018, após oito anos à frente da empresa — incluindo o período depois da aquisição — Mike Krieger e Kevin Systrom deixaram o Instagram. “Estamos saindo para explorar a nossa curiosidade e criatividade de novo”, escreveram na ocasião.
Desde então, a dupla esteve unida em outros dois projetos: o site Rt.live, feito para monitorar os números do coronavírus nos Estados Unidos durante a pandemia, e a Artifact, plataforma de notícias orientada por inteligência artificial, adquirida pelo Yahoo no início de abril de 2024.
Acompanhando as movimentações, a Anthropic, startup de inteligência artificial concorrente da OpenAI, não perdeu tempo e convidou o brasileiro para ser diretor de produto do negócio, com foco na expansão do chatbot Claude, adversário do ChatGPT.
Em seu Instagram, Mike Krieger publicou: “A equipe da Anthropic é excepcional, me senti em casa desde as primeiras conversas. Daniela, Dario, Jared e o time encarnam a combinação de talento, empatia e pragmatismo que eu adorava nas equipes do Instagram e Artifact. Estou ansioso para ajudar a moldar o futuro dos produtos alimentados por IA.”
“A experiência de Mike no desenvolvimento de produtos intuitivos e interfaces de usuário será inestimável à medida que criarmos novas maneiras das pessoas interagirem com o Claude”, disse Dario Amodei, presidente-executivo da Anthropic e ex-vice-presidente de pesquisa da OpenAI, no anúncio da contratação.
A concorrente da OpenAI atraiu bilhões de dólares em investimentos de patrocinadores, que incluem Amazon e Alphabet.