quais planetas do Sistema Solar têm luas próprias?

Author:

Na incessante busca da humanidade por compreender os mistérios do universo, muitas vezes é necessário voltar nosso olhar para perto (ou pelo menos o mais próximo possível), para observar as complexidades do Sistema Solar.

continua depois da publicidade

Dentre todas as maravilhas apresentadas por ele, a quantidade de luas que orbitam os planetas certamente é um tópico de fascínio para muitos cientistas e entusiastas da astronomia.

Nesse sentido, existem planetas grandes o suficiente para possuir dezenas de satélites em vez de apenas um, como é o caso da Terra. Júpiter e Saturno, por exemplo, impressionam pela quantidade de luas que cada um possui.

Considerando todo o Sistema Solar, quais seriam os planetas que possuem luas próprias? E quantas seriam? Para conferir a resposta para essa dúvida, leia a matéria completa abaixo.

Planetas do Sistema Solar com luas próprias

1. Saturno

Saturno é o planeta com o maior número de luas no Sistema Solar. Em maio de 2023, o gigante conhecido por seus anéis ultrapassou Júpiter, após a União Astronômica Internacional reconhecer 62 novos satélites.

Atualmente, Saturno possui 146 luas oficialmente catalogadas. Esse número ainda pode aumentar, à medida que a capacidade de observação e exploração humana melhora.

2. Júpiter

O gigante gasoso Júpiter tem cerca de 95 luas confirmadas, e é um verdadeiro repositório de corpos celestes.

Dentre esse total, alguns dos satélites se destacam por suas características: são eles Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

Io, por exemplo, é frequentemente chamada de “mundo vulcânico”, e possui uma curiosa atividade vulcânica. As forças de maré causadas pela gravidade do planeta aquecem o interior de Io, provocando enormes e frequentes erupções vulcânicas.

3. Urano

Assim como os dois primeiros planetas da lista, Urano possui uma quantidade impressionante de luas: até o momento, já foram catalogadas 27.

continua depois da publicidade

As maiores luas de Urano são Oberon e Titânia, e foram descobertas em 1787 pelo astrônomo William Herschel. Junto a elas, ele ainda encontrou outras duas gigantes, Ariel e Umbriel.

Passou-se pelo menos um século até que Gerard Kuiper encontrasse mais uma: Miranda foi catalogada em 1948. Em 1986, foram encontradas outras 10: Julieta, Puck, Cordelia, Ofélia, Bianca, Desdêmona, Portia, Rosalind, Cressida e Belinda.

4. Netuno

William Lassell foi um dos maiores astrônomos amadores da Inglaterra no século XIX, e também o responsável por descobrir a lua Tritão em 1846, poucos dias depois de um observatório encontrar o planeta Netuno.

A maioria das luas desse planeta foram avistadas por meio de telescópios terrestres aprimorados. Até 2003, foram encontradas 14, número que se mantém até os dias atuais.

Tritão, por exemplo, possui uma atividade interessante: na primeira lua catalogada, vulcões de gelo jorram uma mistura de nitrogênio líquido, metano e poeira, material que congela instantaneamente e neva de volta à superfície.

5. Marte

O Sistema Solar possui quatro planetas rochosos, mas apenas Marte tem mais de uma lua. Os dois pequenos corpos, Fobos e Deimos, são menores que a Lua da Terra, e têm mais semelhanças com asteroides do que com uma lua em si.

Os satélites são formados por um material semelhante aos condritos carbonáceos, uma substância encontrada em asteroides. Ambos também possuem formatos alongados, como um asteroide.

6. Terra

O último planeta do Sistema Solar com um satélite observável é a Terra, com sua majestosa Lua.

Este é o único satélite natural do planeta, e o quinto maior do Sistema Solar. Ele se formou há mais de 4,5 bilhões de anos, e desde então orbita ao redor da Terra e do Sol.

Source link