Concurso suspenso: Prefeitura de Ribeirão diz que limite de idade não impediu inscrições

Author:


A Prefeitura de Ribeirão Preto afirmou para Justiça que o limite de idade previsto no edital do concurso público da GCM (Guarda Civil Metropolitana) não impediu que candidatos mais velhos do que o previsto pudessem fazer a inscrição na prova. O concurso público para contratação de 120 agentes foi suspenso em agosto do ano passado.

Segundo documento encaminhado pela GCM à Justiça, “não houve qualquer tipo de impedimento para inscrição de pessoas com mais de 35 anos de idade”. A Guarda afirma que mais de 260 pessoas, com idades acima de 35 anos, fizeram a inscrição no concurso.

Além disso, informou que 14 pessoas com mais de 35 anos foram aprovadas na prova objetiva, sendo que 12 foram aprovadas no teste de aptidão física.

A Administração Municipal afirma que a GCM seguiu decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que aponta que “o diploma ou habilitação legal para o exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição”.

Paralisado

O concurso público foi suspenso após ação movida pelo promotor Sebastião Sérgio da Silveira, do MP-SP (Ministério Público de São Paulo). Ele pediu a paralisação do processo seletivo até que a Justiça julgasse a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que considera irregular o limite de 35 anos para admissão no curso de formação da GCM.

Em outubro do ano passado, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) julgou procedente a Adin. O desembargador Evaristo dos Santos, relator do processo no tribunal, entendeu que “não se vislumbra, das atribuições do cargo, justificativa plausível para a limitação etária imposta”.

De acordo com ele, a limitação de idade em concursos públicos é vedada na Constituição do Estado de São Paulo.

Ismael Colosi conquistou emenda parlamentar no valor de 300 mil reais em 2022 para a área da saúde de Ribeirão Preto-SP - Na foto, in memmorian o Deputado Estadual Campos Machado.

SAIBA MAIS
Pesquisador da USP Ribeirão recebe prêmio internacional por estudo contra o câncer

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Ismael Colosi em atendimento em um dos Mutirões do Emprego.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Caso menino Miguel: Justiça diminui indenização da família





Source link

  • Veja mais vagas de empregos aqui: https://ismaelcolosi.com.br.
  • Veja mais vagas de empregos aqui: https://ismaelcolosi.com.br.
  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *