Mesmo sem uso, deixar aparelhos na tomada consome energia?

Author:


Quem nunca esqueceu o celular na tomada mesmo após o carregamento completo, que atire a primeira pedra.

continua depois da publicidade

Certamente, você já deve ter se questionado sobre como funciona o gasto de energia elétrica quando deixamos aparelhos na tomada, mesmo que eles estejam desligados, como no caso da TV, ou com o carregamento completo. 

Será que mesmo assim eles consomem energia? Neste artigo, você vai entender se isso acontece ou não e como funciona o processo. 

Aparelhos consomem energia mesmo sem uso? 

É comum que as pessoas deixem eletrodomésticos como a televisão, a geladeira, o micro-ondas, entre outros tipos, na tomada, mesmo que estejam desligados. 

continua depois da publicidade

Outro hábito frequente para muitos indivíduos é deixar aparelhos na tomada após o carregamento completo, como no caso do celular e do notebook.

Por exemplo, muitas pessoas deixam o celular conectado durante toda a noite e só tira da tomada ao despertar. 

Ter controle sobre os nossos gastos de energia elétrica é essencial para melhorarmos ele, entendendo o que não é essencial e fazendo um uso mais produtivo. 

Então, já adiantamos que a resposta é sim, os aparelhos consomem energia mesmo que não estejam sendo usados. Contudo, é importante entender como esse gasto funciona. 

continua depois da publicidade

Como esse consumo funciona? 

Como adiantamos, esse consumo acontece mas não costuma ser significativo. Esse gasto de energia é bem menor do que quando estamos com o aparelho ligado ou de fato carregando. 

 

Um estudo aponta que parte dos desperdícios de energia elétrica em residências é causado pelos aparelhos que trabalham em stand-by. 

Isso quer dizer que, quando não está sendo utilizado, ele deixa de realizar sua função principal, mas continua energizado, isto é, consumindo uma pequena quantidade de energia

É como se ele ficasse em um modo de espera até que o consumidor retorne o uso. 

continua depois da publicidade

No entanto, a prática contínua desse hábito pode sim fazer diferença na hora da conta de luz no final do mês. 

Por exemplo, um carregador consome cerca de 0,26 watts quando não está sendo usado, o que, como dissemos, não significa muita coisa. 

Mas, se pararmos para pensar que esse hábito acontece diariamente e com vários aparelhos em uma casa com muitas pessoas, pode ser que haja um desperdício mais significativo. 

Uma residência que conta com quatro membros pode ter uma economia de cerca de 300 kWh, o que equivale a R$ 12. 

Dessa forma, podemos afirmar que não é um mito e realmente os equipamentos gastam energia elétrica mesmo quando não estão em uso. 

No entanto, pode ser que esse consumo não seja muito expressivo. Ainda assim, é válido tirar os eletrônicos da tomada, como a TV e o micro-ondas, quando vai viajar e ficar muitos dias fora, por exemplo. 

Também há quem prefira manter o hábito diariamente e sempre desligar os aparelhos antes de dormir. 

Quais aparelhos consomem mais energia? 

Para quem quer melhorar seus hábitos de consumo e economizar, também vale ficar atento(a) aos equipamentos que mais gastam energia. 

Entre eles, podemos destacar: 

  • chuveiro elétrico; 
  • sistemas de climatização, como o ar-condicionado;
  • geladeira; 
  • máquina de lavar roupa; 
  • ferro de passar roupa;
  • fogão eletrônico. 

Desse modo, além de se atentar às conexões nas tomadas, também é válido tomar alguns cuidados durante o uso dos eletrônicos que mais gastam energia. 

Algumas dicas que podem ajudar incluem o monitoramento do tempo de banho, lavar e passar as roupas de uma vez, ao invés de fazer isso de forma fragmentada, e dar preferência para o uso da air fryer ao invés do forno quando for assar pequenas porções de um alimento

Compartilhe esse artigo



Source link

Leave a Reply