Um ciclone extratropical começou a se formar próximo à costa da Argentina e deve manter as condições de tempo instável no Rio Grande do Sul. Além disso, o fenômeno deve influenciar os ventos no litoral do estado de São Paulo.
De acordo com a meteorologia, este sistema não vai passar sobre o Sul do país, mas a presença dele vai favorecer o aumento da intensidade dos ventos em algumas regiões, inclusive em São Paulo.
Nesta quarta-feira (8), um alerta de ventos fortes foi emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. O comunicado prevê ventos fortes entre Laguna (SC) e São Sebastião (SP), nesta quinta (09) e sexta-feira (10).
As rajadas de vento poderão variar entre 50 km/h e 74 km/h nas regiões mencionadas e o órgão recomenda atenção para áreas mais vulneráveis – veja o alerta abaixo.
Como ficam as outras regiões de SP?
A situação nas outras regiões do estado São Paulo não muda. As temperaturas devem continuar acima do normal e há alerta para baixa umidade do ar nos próximos dias.
Vale ressaltar que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para onda de calor.
Segundo o órgão, esse cenário causa riscos à saúde, já que as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média. O alerta é válido até quinta-feira.
Chuva extrema no Rio Grande do Sul
A partir de sexta-feira, novas áreas de instabilidade voltam a se formar sobre o Rio Grande do Sul. Elas devem ficar bloqueadas e ativas até segunda-feira, 13 de maio, segundo a Climatempo.
O boletim mais recente da Defesa Civil do estado atualizou para 100 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. Quatro óbitos estão sendo investigados. Há ainda 128 pessoas desaparecidas e 372 feridas.
SAIBA MAIS
Entenda a relação da onda de calor no interior de SP com as chuvas no RS
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Fátima Bernardes vira youtuber