O calorão que atinge o estado de São Paulo e outras regiões do Brasil não deve ir embora até pelo menos o dia 10 de maio, de acordo com a Climatempo. Essa onda de calor afeta o estado desde o dia 22 de abril.
Nesta terça-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para altas temperaturas e incluiu mais cidades do interior de São Paulo no aviso amarelo.
Vale ressaltar que desde o dia 27 de abril, oito regiões do interior paulista já estavam em alerta para essa onda de calor. O novo comunicado é válido até às 20h desta quinta-feira (2).
De acordo com o órgão, o alerta de perigo potencial prevê leve risco à saúde e temperatura 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias nas regiões afetadas.
Confira as regiões afetadas pelo novo alerta no Inmet
O aviso também comtempla as regiões: Metropolitana de São Paulo, Macro Metropolitana Paulista e Litoral Sul Paulista.
Alerta de perigo para o interior de SP
Desde o dia 27 de abril, oito regiões do interior de São Paulo aparecem no alerta laranja do Inmet, que prevê temperaturas 5ºC acima da média pelo período de três a cinco dias.
Quais são as regiões afetadas pelo alerta laranja?
As regiões do interior de São Paulo que aparecem no comunicado identificado pela cor laranja, indicando perigo são:
Esse alerta é válido até o dia 1º de maio. Vale ressaltar que o Inmet emite três tipos de alertas: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande risco).
Como se proteger durante a onda de calor?
Durante os períodos de onda de calor, a umidade do ar fica muito baixa, principalmente no período da tarde, deixando o tempo mais seco.
A qualidade do ar em Ribeirão Preto, nesta terça-feira (30), por exemplo, foi considerada moderada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Por esse motivo, é importante aumentar o consumo de água durante o dia, principalmente por crianças e idosos, já que a hidratação é fundamental para a saúde. Outra orientação da Defesa Civil é de que a população evite realizar atividades físicas externas no período das 11h às 17h, evitando o choque de calor.
Roupas leves, alimentação com frutas e verduras, ambientes fechados umidificados e uso de protetor solar fazem parte das recomendações. O órgão também pode ser acionado através do telefone 199.
SAIBA MAIS
Veja piscinas gratuitas para aproveitar em Ribeirão Preto durante onda de calor
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Ludmilla é convidada por Madonna para participar de show