O escritor Rubens Francisco Lucchetti morreu, nessa quinta-feira (4), em Ribeirão Preto, aos 94 anos. Ele estava internado em um hospital particular da cidade, para tratar um quadro de insuficiência respiratória.
Considerado o mestre do horror no Brasil, Lucchetti nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, em janeiro de 1930. Mudou-se com a família para São Paulo e aos 12 anos conseguiu emplacar o seu primeiro texto em um jornal de bairro.
Atualmente, R. F. Lucchetti, como era conhecido, morava em Jardinópolis, com seu único filho Marco Aurélio.
Mestre do horror no Brasil
Representante do estilo pulp fiction, o escritor dedicou 80 anos de sua vida a contos de terror, investigações policiais e contos eróticos. Escreveu diversos livros e muitas histórias em quadrinhos.
Ganhou bastante notoriedade em 1960, devido a uma parceria com o cineasta José Mojica Marins, conhecido pelo seu personagem Zé do Caixão. Juntos, os dois produziram 15 filmes – Mojica morreu em 2020, vítima de uma broncopneumonia.
Obras
Há dez anos, Lucchetti disse ao g1 Ribeirão Preto e Franca, que somava 1.547 títulos publicados, 300 quadrinhos assinados, mais de 25 roteiros de filmes, três programas de televisão e centenas de artigos divulgados em revistas e jornais e produções para rádio.
Assinou parte de suas obras com pseudônimos como Vincent Lugosi, Brian Stockler e Myléne Damarest, um mecanismo utilizado pelo escritor para atrair público.
Rubens também foi indicado na categoria ilustração ao Prêmio Jabuti de 2014, pelo livro ilustrado ‘Fantasmagorias’, onde atuou como roteirista.
Em 2022, suas obras inspiraram a websérie “A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti“, disponível no YouTube, com 10 episódios.
SAIBA MAIS
Cultura em Todo Lugar: zona Norte de Ribeirão recebe atividades culturais gratuitas
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM