Datena migra para o PSDB

Author:


Menos de quatro meses depois de se filiar ao PSB, o apresentador e jornalista ribeirão-pretano José Luiz Datena assinou, nesta quinta-feira, 4 de abril, a ficha de filiação ao PSDB. A troca de legenda permitirá que ele aceite a indicação a vice na chapa da deputada federal Tabata Amaral (PSB) na disputa pela prefeitura de São Paulo, que poderá contar com a aliança com os tucanos.  
 
Ele disse que já havia conversa do partido com a deputada nesse sentido há muito tempo. Tabata Amaral esteve presente no ato de ontem. O presidente municipal do PSDB de São Paulo, José Anibal, não cravou a posição de Datena na campanha, mas também confirmou a chegada dele ao ninho tucano.  
 
Outra liderança do partido disse, sob anonimato, que Datena não apresentou “condicionantes” para deixar o PSB e migrar para o PSDB. “Pode ser vice-prefeito ou estar disponível ao PSDB (para ser candidato a prefeito)”, informou. Com a aliança, Tabata terá mais tempo de propaganda eleitoral durante o pleito.  
 
O PSDB conversou com o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), mas o partido avisou que não liberaria o parlamentar. A janela partidária deste ano permite apenas que vereadores troquem de legendas sem punição. Em 2023, Datena deixou o PDT e entrou para o PSB atual partido do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, de quem o comunicador é amigo.  
 
Datena foi apresentado como vice na chapa de Tabata Amaral. Com a mudança para o PSDB, Datena completará dez filiações partidárias. Ele nunca foi candidato, mas está de olho em uma das duas vagas no Senado Federal nas eleições de 2026. Ele também passou por PT, PP, PRP, DEM, MDB, PSL (fundido ao União Brasil), PSC e PDT, antes de PSB e PSDB. 

Em 5 de outubro do ano passado, o jornalista, de 66 anos, passou por uma cirurgia cardíaca no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele começou sua carreira em uma rádio de Ribeirão Preto. Era repórter do programa Plantão Esportivo, no qual também exercia a função de locutor.   
 
Ainda na cidade, trocou o rádio pela televisão e foi trabalhar na EPTV. Além das reportagens esportivas, passou a cobrir outros temas.  Foi justamente uma reportagem que ele fez para a TV de Ribeirão Preto sobre um lixão da cidade que lhe rendeu o primeiro de dois prêmios Vladimir Herzog.  
 
No final dos anos 1980 estreou na Rede Bandeirantes como jornalista esportivo, onde atuou como repórter e locutor, participando da cobertura dos principais eventos esportivos no Brasil e no exterior no Show do Esporte, comandado por Luciano do Valle. Em 1996, entrou para a equipe de esportes da Rede Record.  
 
Na emissora ganhou mais notoriedade comandando o programa policial Cidade Alerta. Depois de uma brevíssima passagem pela Rede TV!, em 2002, apresentando o Repórter Cidadão, também policial, voltou para a Record e em seguida foi para a Rede Bandeirantes, onde está até hoje apresentando o programa “Brasil Urgente”.  
 
Candidaturas – Até as eleições de 2014, Datena era citado como possível postulante a um cargo eletivo. O apresentador chegou a confirmar alguns convites, mas não demonstrava vontade de se lançar como candidato, apesar de estar filiado a partidos políticos. A partir das eleições de 2016, passou a tratar os planos na política de forma mais enfática, chegando a admitir a possibilidade de estar nas urnas e, depois, recuando.





Source link

Leave a Reply