No vasto universo da Língua Portuguesa, muitos concurseiros ficam em dúvida na hora de flexionar determinadas palavras, principalmente quando se trata de diminutivos.
continua depois da publicidade
Por exemplo, qual é o diminutivo de xícara: “xicrinha” ou “xicarazinha”? Essas incertezas são mais comuns do que imaginamos.
Por isso, elaboramos este artigo que vai te mostrar qual é o diminutivo de xícara.
Acompanhe-nos até o fim da leitura e descubra a maneira correta de flexionar essa palavra. Afinal, escrever errado na redação pode fazer o concurseiro perder valiosos pontos.
continua depois da publicidade
“Xicrinha” ou “Xicarazinha”?
A palavra “xícara” é bastante conhecida e usada praticamente todos os dias por milhares de falantes da Língua Portuguesa. O problema surge quando existe a necessidade de transformar esse substantivo em diminutivo.
Alguns estudiosos do nosso idioma defendem que o correto é escrever “xicrinha”, enquanto outros defendem o uso de “xicarazinha”.
continua depois da publicidade
Em suma, ambas as formas estão corretas, concurseiro. Na verdade, “xicrinha” é a maneira mais popular de flexionar essa palavra no diminutivo. Inclusive, esse termo consta no dicionário.
Entretanto, esse termo é considerado uma exceção à norma culta da gramática para diminutivos. Por isso, não deve ser levado em conta na hora do concurseiro diminuir outras palavras.
Enquanto algumas têm diminutivos amplamente aceitos pelo nosso idioma, outras geram debates sobre qual forma diminutiva é mais adequada, como é o caso de “xícara”.
continua depois da publicidade
Como funciona a regra dos diminutivos?
Na Língua Portuguesa, a formação do diminutivo pode variar de acordo com a palavra-base. Geralmente, são acrescentados sufixos como “-inho” e “-zinho” para indicar diminuição de tamanho ou afeto.
Como o diminutivo de xícara mais usado no Brasil é “xicrinha”, o concurseiro pode notar que existe a adição do sufixo “-inha” à palavra-base “xícara”, resultando em “xicrinha”.
Na verdade, a maioria das pessoas considera essa forma como a mais adequada para se referir a uma xícara pequena de café ou leite, por exemplo.
“Xicarazinha” também pode ser usada
Por outro lado, alguns falantes da Língua Portuguesa preferem utilizar o diminutivo “xicarazinha”, o que não está errado. Na formação deste termo, é acrescentado o sufixo “-zinha” à palavra “xícara”, resultando em “xicarazinha”.
Essa forma também é aceita pelo nosso idioma e pode ser encontrada em textos escritos.
Exemplos
Selecionamos alguns exemplos com o uso de “xicrinha” e “xicarazinha”. Veja só:
- Fernando chegou à padaria e pediu somente uma xicrinha de café, pois estava com pressa;
- Consigo tomar essa xicarazinha de leite com açúcar em apenas um gole;
- Maria Rita ficou chateada quando sua melhor amiga lhe serviu apenas uma única xicrinha de café;
- Rodolfo tomou rapidamente a xicarazinha de chá de boldo que sua mãe lhe serviu.
Em suma, tanto “xicrinha” quanto “xicarazinha” são formas aceitáveis para se referir ao diminutivo de “xícara” na Língua Portuguesa.
A escolha entre um termo e outro depende do contexto ou da preferência pessoal de cada um. O mais importante é que o concurseiro escreva a sua redação sem erros de grafia e elabore um texto coerente.
Compartilhe esse artigo