Menos de sete meses para a eleição que vai escolher o novo prefeito de Ribeirão Preto para o mandato de 2025 a 2028, o Tribuna Ribeirão perguntou aos políticos cogitados para a disputa e os pré-candidatos que anunciaram a intenção de ser o novo chefe do Executivo, o porquê cada um deles acredita que merece ser o escolhido pelo eleitor. Até o momento seis nomes figuram na lista de possíveis concorrentes, sendo que quatro já são oficialmente pré-candidatos, definidos por suas legendas.
A pergunta foi feita para o deputado federal Ricardo Silva (PSD), para a ex-reitora da Universidade de São Paulo (USP) Suely Vilela (PDT), o vice-prefeito Daniel Gobbi (PP), o vereador Isaac Antunes (PL), o professor e sindicalista Mauro Inácio (PSOL), o advogado Jorge Roque (PT), o vereador Igor Oliveira (MDB), o vereador Lincoln Fernandes (PDT) e o empresário Marco Aurélio (Novo).
Tanto Suely Vilela, como Mauro Inácio, Jorge Roque e Marco Aurélio já foram oficializados por seus respectivos partidos. Igor Oliveira não respondeu até o fechamento desta edição.
As Eleições Municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro de 2024, em primeiro turno, e no dia 27 do mesmo mês, em segundo turno, nos municípios com mais de 200 mil habitantes onde for necessário, para a escolha do prefeito.
Pela legislação eleitoral, as candidaturas serão oficializadas a partir de 20 de julho, quando começam as convenções partidárias, A data final para que os partidos façam suas convenções é o dia 5 de agosto.
Nas eleições municipais de 2020, Ribeirão Preto tinha 471.680 eleitores, mas nas próximas eleições, o total deverá aumentar, já que eles têm até o dia 8 de maio de 2024 para regularizar sua situação do título no cartório eleitoral, garantindo o direito ao voto nas eleições municipais.
É nesta data, também, que termina o prazo para o chamado fechamento de cadastro, para os eleitores realizarem qualquer alteração, inscrição, transferência ou reativação de título cancelado.
O que eles disseram
Daniel Gobbi (PP), vice-prefeito
“Construí minha vida pessoal, profissional e política em Ribeirão. Menino, sonhava em ser prefeito de minha Terra. Quando meus filhos nasceram, o sonho ficou ainda mais forte. Quero uma cidade humana e próspera para a minha família e para a família de cada ribeirão-pretano. Como Vice-Prefeito trabalhei para construir essa cidade. Avançamos muito, e a experiência em gestão, o conhecimento sobre os bairros, a disposição para o diálogo me motivam a ser o candidato conservador sem medo do progresso”.
Isaac Antunes (PL), vereador
“Considero minha candidatura importante para a cidade de Ribeirão Preto por alguns aspectos. Primeiro no campo técnico. Sou pós-graduado, com grau especialista em orçamento público, gestão de pessoas e também formação específica em gestão de empresas. Conheço a fundo todas as necessidades do município, desde a questão do planejamento a curto prazo para suprir demandas nas áreas da educação, infraestrutura, saúde e saneamento, até a expansão demográfica. Ribeirão é uma cidade próspera e precisa de crescimento ordenado, colocando no mesmo plano famílias de todas as classes sociais, dando dignidade e qualidade de vida aos moradores.
Segundo no campo ideológico, onde vou combater com todas as minhas forças as ideias vis da esquerda, fortalecendo e defendendo nossas famílias como cristão e conservador que sou. Em terceiro porque reuni experiência suficiente longo de dois mandatos como vereador e me sinto plenamente preparado. Muitas pessoas entendem a eleição como uma conquista. Eu entendo como uma missão. Estou pronto para representar e servir ao povo de Ribeirão Preto”.
Jorge Roque (PT), advogado
“Ribeirão Preto está estagnada há duas décadas. É preciso uma mudança de rumo. A saúde e a educação, com as terceirizações, estão precarizadas. Há anos que não há a construção de casas populares no nosso munícipio. O transporte público é caro e ruim. Pessoas passam fome na rica Ribeirão.
Precisamos estreitar a parceira com o governo Lula para que os diversos programas sociais e de desenvolvimento possam ser implementados! Precisamos reformular os serviços públicos, com a revisão do papel crescente das terceirizações! É necessário proteger o aquífero Guarani! Precisamos de plano de desenvolvimento econômico! E de renda para os mais pobres.
Sou advogado, cientista social e presidente do PT de Ribeirão e estou preparado para representar essa mudança que somente o campo progressista, com o PT à frente, pode realizar”
Lincoln Fernandes (PDT), vereador
Ribeirão precisa de um prefeito trabalhador, presente, que esteja de fato, a fim de acordar cedo e resolver os problemas da cidade, que não sao poucos. A atual gestão patina feio em questões básicas da cidade e ainda mais em questões crônicas como trânsito, alagamentos e atendimento à saúde. Ter identidade com a cidade, história limpa e comprometimento com a população em todos os setores são pontos fundamentais para um candidato. Ta na hora de oxigenar a Prefeitura. Chega dos mesmos!
Mauro Inácio (PSOL), professor e sindicalista
“Minha pré-candidatura busca fortalecer a construção de uma Frente de Esquerda em Ribeirão Preto para derrotar os candidatos de Bolsonaro, Tarcísio e Nogueira. Viemos apresentar propostas fundamentais para o povo trabalhador, como o “Ribeirão sem Catraca”, por um transporte público antirracista, municipalizado, gratuito, com zero poluição e zero mortes no trânsito. Saímos na frente e estamos abertos ao diálogo para colocar a periferia no centro de Ribeirão Preto ao derrotar o bolsonarismo”.
Marco Aurélio (Novo), empresário
“Ribeirão Preto tem potencial e merece estar no topo das melhores cidades do Brasil nos principais indicadores. É hora de resgatarmos nossas tradições, valores e dignidade humana, colocando nosso povo no centro das tomadas de decisões.
Precisamos focar em políticas públicas técnicas e profissionais, e nos tornarmos de fato referência nacional em todas as áreas da gestão pública, principalmente fomentando o ambiente de negócios, geração de emprego e renda para uma melhor qualidade de vida para a população. Nosso povo é trabalhador, determinado e empreendedor. Viver em Ribeirão é inspirador e aumenta ainda mais o meu desejo de fazer a diferença. É hora de escrever um novo capítulo para nossa história”.
Ricardo Silva (PSD), deputado federal
“Sou muito grato pelo apoio e reconhecimento da população. Estar em primeiro lugar para Prefeito de Ribeirão, conforme revelou pesquisa publicada pelo Tribuna (foram realizadas duas pesquisas em setembro e dezembro do ano passado) é uma grande responsabilidade. A candidatura é uma decisão partidária que será tomada nas próximas semanas, mas fico muito feliz com o carinho demonstrado pelos ribeirão-pretanos. Isso comprova que estamos no caminho certo no mandato de deputado federal.
Nesta semana, por exemplo, aprovamos o projeto que põe fim às saidinhas de presos, algo muito esperado por todos. Outro fato histórico é a construção da nova Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas, que já teve a licitação aberta. Destinei R$ 30 milhões para essa obra! Na saúde, ainda garantimos R$ 5,5 milhões para custeio e para equipar o novo bloco ambulatorial da Mater, saúde da mulher, que está em obras a pleno vapor. O trabalho segue firme para garantir o melhor para Ribeirão Preto”.
Suely Vilela (PSB), ex-reitora da USP
“Minha candidatura representa a visão abrangente e comprometida com o progresso da cidade, com foco em áreas essenciais como saúde, educação, segurança e desenvolvimento econômico. Priorizo políticas que visam melhorar o acesso à saúde, moradia digna, empregos e serviços públicos de qualidade, buscando elevar o padrão de vida dos cidadãos. Valorizo a educação e os professores, fundamentais para uma sociedade mais justa e inclusiva. O objetivo é tornar Ribeirão uma cidade inteligente, sustentável e humanitária”.
Confira o Calendário Eleitoral 2024
05 de abril
Fim da janela para trocas partidárias e prazo para estar filiado para se candidatar e para desincompatibilização
15 de maio
Pré-candidatos passam a poder fazer ações de arrecadação
06 de junho
Dirigentes sindicais e ocupantes de outros cargos devem deixar o posto
30 de junho
Comentaristas e apresentadores de TV não podem mais entrar no ar caso se candidatem
6 de julho
Candidatos não podem mais participar de inaugurações de obras públicas e propaganda institucional é restringida
20 de julho
Abertura do prazo para convenções partidárias
5 de agosto
Término do prazo para convenções partidárias
15 de agosto
Limite para registro de candidatura, até às 19 horas
16 de agosto
Início da propaganda eleitoral
30 de agosto
Início da propaganda eleitoral em rádio e TV
4 de outubro
Último dia para comícios, debates e fim da propaganda eleitoral
5 de outubro
Último dia para propaganda de rua e na internet
6 de outubro
1º turno das eleições
11 de outubro
Início da propaganda de rádio e TV para o 2º turno
25 de outubro
Fim da propaganda de rádio e TV para o 2º turno
26 de outubro
Último dia para comícios, debates e fim da propaganda eleitoral no 2º turno
27 de outubro
2º turno das eleições
19 de dezembro
Fim do prazo para a diplomação dos eleitos
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)