O músico José Luiz Itiro Yamamoto, de 78 anos, voltou a ouvir após quatro anos com um implante coclear realizado pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. O implante foi realizado há um mês e o aparelho auditivo foi ativado na última semana.
No implante coclear o equipamento é colocado crânio do paciente e conectado ao ouvido. José Luiz toca sanfona e é cego desde a adolescência. O músico começou a perder a audição em 2020.
O médico Miguel Angelo Hyppolito, cirurgião otológico, explica que o implante coclear é diferente do tratamento mais comum.
“O aparelho convencional é um aparelho de amplificação sonora. Ele capta o som e aumenta o volume, porque o paciente tem uma perda auditiva em que ainda é possível estimular algumas células do ouvido interno que conseguem receber esse tipo de som”, explica.
“Já quando a pessoa vai para o implante coclear é colocado dentro da coclear um feixe de eletrodos e esse feixe de eletrodos vai estimular o nervo auditivo e o nosso cérebro é capaz de perceber esses sons”, completa.
Reabilitação
Após a implantação do aparelho, o idoso vai passar por um processo de reabilitação, para treinar o corpo a fazer o que fazia antes.
“É ensinar esse ouvido, que já ouviu um dia de forma normal, só que agora vai reaprender a escutar. Vai ser trabalhada a compreensão de fala e percepção dos sons”, afirma a fonoaudióloga Carla Dias.
“Ele é um paciente que é músico e quem trabalha com música tem um ouvido diferenciado. Então ele tem um prognóstico muito bom”, destaca.
Atualmente, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto faz oito implantes do tipo por semana. Para se candidatar a um implante coclear no HC é preciso se inscrever pelo site auditivo.fmrp.usp.br.
SAIBA MAIS
Chuva ou calor? Veja a previsão do tempo para os próximos cinco dias
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
O que Ivete Sangalo fez na festa do BBB 24?