A ministra da Saúde Nísia Trindade visita Ribeirão Preto nesta segunda-feira (25), para conhecer o Nutera (Núcleo de Terapia Avançada) e o estudo clínico com a terapia que usa as células CAR-T para combate a linfoma não Hodgkin de células B e leucemia linfóide de células B.
A previsão é de que a visita ao Hemocentro Ribeirão Preto, onde fica o Nutera, aconteça às 14h30.
Sobre o tratamento com células CART-T
O tratamento com células CAR-T foi desenvolvido em 2017 nos Estados Unidos e, desde 2019, no Brasil, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo), em colaboração com o Instituto Butantan e apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
A técnica consiste na retirada de linfócitos do próprio paciente, que são manipulados em laboratório e reaplicados no organismo. O objetivo é preparar os linfócitos para identificar e eliminar células tumorais que não foram detidas por outros tratamentos como quimioterapia e transplante de medula.
O tratamento com células preparadas pelo Nutera-RP (Núcleo de Terapia Celular Avançada de Ribeirão Preto) já foi aplicado em 20 pacientes.
SAIBA MAIS
Feira de empregos em Ribeirão Preto oferece mais de mil vagas; Veja como participar
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Referência do sertanejo volta aos palcos após 30 anos