Por: Adalberto Luque
Usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Oswaldo Cruz, localizada na Rua Ribeirão Preto, 1070, Vila Mariana, zona Norte da cidade, reclamaram de goteiras e marcas de infiltração. Uma das pacientes da unidade disse que, nesta quarta-feira (20), o teto ainda tinha água pingando, tanto no atendimento adulto, quanto no atendimento infantil.
A usuária, que preferiu não ser identificada, reclamou que a unidade tem uma faixa indicando que o local está recebendo uma reforma. “A faixa está lá há algum tempo, mas não tem reforma nenhuma. Com a chuva de ontem [terça-feira 19], ficou pingando o tempo todo nas pessoas que esperavam atendimento. O atendimento é bom, mas a gente precisa de um local digno. A situação do prédio é difícil”, lamenta.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a unidade já iniciou a reforma, começando pela troca do telhado, por isso as fitas sinalizadoras. “A reforma do telhado, inclusive, já foi concluída. As faixas serão retiradas”, informou a pasta, em nota.
Segundo a Secretaria, a goteira ocorreu porque a laje ficou encharcada por causa da obra, mas o local já foi limpo e testes indicam que não há vazamento no telhado. A pasta explicou que a informação foi passada pelo engenheiro responsável pela obra.
Sobre a reforma
De acordo com a pasta, a UBS passa por manutenção corretiva e adequações estruturais, troca da estrutura do telhado com reforço e substituição do forro e pintura interna e externa da unidade. “As reformas, que estamos promovendo, não só nessa, mas em várias unidades de saúde da cidade, são necessárias para preservar a segurança e garantir atendimento humanizado e bem estar da população”, disse a secretária municipal da Saúde, Jane Aparecida Cristina.