A Vigilância de Zoonoses de Ribeirão Preto investiga a morte de cinco saguis em uma praça no bairro Lagoinha, zona Leste de Ribeirão Preto. Os corpos dos animais foram retirados do local, no entanto, ainda não se sabe qual o motivo das mortes desses animais.
Em entrevista a EPTV, a esteticista Giovanna Figueiredo da Fonseca, que mora na região há seis anos, conta que eram dozes animais antes do ocorrido.
Ela foi quem entrou em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que eles possam identificar o que aconteceu.
Foi muito triste porque eu acompanho eles há seis anos. Eu sempre tenho fotos, filmagens deles e foi triste ver saguis adultos e até filhotes mortos
Giovanna Figueiredo da Fonseca
Ainda de acordo com a esteticista, uma equipe da Vigilância de Zoonoses do município recolheu os corpos dos animais e informou que testes seriam realizados para detectar se os saguis tinham raiva.
Investigação mais aprofundada
A médica veterinária Camila Faria, especialista em animais silvestres, diz que é importante uma investigação aprofundada sobre o assunto, principalmente para entender a relação dos humanos com esses macacos que vivem na região.
Apesar de parecerem amistosos, a veterinária lembra que os saguis são animais silvestres e por isso o contato humano deve ser evitado.
“A gente sempre recomenda não se aproximar, muito menos alimentar. As alimentações que as pessoas oferecem não são as ideais. Existe ainda o risco de agressão”, finalizou a médica veterinária.
O que disse a Vigilância de Zoonoses
Em nota, o Centro de Zoonoses informou recolheu os saguis e mandou o material coletado para exames nos institutos Adolfo Lutz e Pasteur em São Paulo. Contudo, não existe prazo para entrega dos resultados.
A recomendação para quem encontrar saguis mortos é ligar para o telefone (16) 3969-8120. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8 às 17h e de sábados, domingos e feriados das 7 às 19h.
SAIBA MAIS
Pancadão em bairro da zona Norte de Ribeirão causa transtorno aos moradores
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Mansão de Glória Maria está à venda por R$ 13 milhões; veja vídeo