Você já ouviu falar em programas de aceleração para startup? Neste artigo nós te explicaremos tudo sobre o assunto e te indicaremos 5 destes programas!
Você já abriu o seu negócio e até tem vendido bem, mas sente que precisa de ajuda para definir uma estratégia melhor? Eu te entendo! Por isso, os programas de aceleração para startup podem te ajudar.
Os programas de aceleração para startup possibilitam que o empreendedor tenha acesso a um banco de investidores dispostos a investir na sua empresa e, também, a mentorias com profissionais qualificados que te ajudarão a tocar o negócio.
Se interessou pela ideia? Então, continue a leitura do artigo e entenda mais sobre os programas de aceleração para startup.
O que é uma startup?
Há algumas definições sobre o que é uma startup. Para determinados investidores, uma startup é uma empresa que está começando. Para outros, é um negócio que atua com baixo custo.
Contudo, o conceito mais aceito entre os investidores é que uma startup é formada por um grupo de pessoas que atuam em busca de uma ideia inovadora e escalável, que possa gerar bons lucros. Além disso, esse grupo trabalha com um negócio totalmente incerto. Ou seja, o modelo de negócio pode mudar a qualquer momento para obter o sucesso.
As startups costumam oferecer produtos ou serviços inovadores, com foco em solucionar uma dor do seu público-alvo ou trazer inovações adicionais às mercadorias e produtos que já existem. Para isso, elas estão sempre em busca de aceleradoras de startups que possam investir no que elas têm a oferecer. A maioria das startups baseiam o seu modelo de negócio em tecnologia digital, porém, isso não é uma regra.
O que é uma aceleradora de startup?
Uma aceleradora de startup é uma empresa que tem como objetivo oferecer condições para o desenvolvimento de outras empresas. Na maioria das vezes, esse tipo de organização investe em um projeto antes mesmo da sua criação oficial ou enquanto este ainda está em processo de desenvolvimento.
Dessa forma, com o auxílio de uma aceleradora de startup, os objetivos analisados podem ser atingidos com o auxílio de um programa de mentoria sobre o negócio e a sua gestão.
O que é um programa de aceleração?
Como o próprio nome indica, um programa de aceleração tem como objetivo impulsionar uma startup para que ela possa se estruturar de forma consistente visando o sucesso. Geralmente, os programas de aceleração oferecem uma série de benefícios, como mentoria com profissionais qualificados, palestras de atualização, assessoria para melhorar o plano de negócio e até investimento.
No entanto, para ter acesso a todos os benefícios, a startup precisa passar por um processo seletivo. Cada programa tem seus critérios de aprovação. Entretanto, um dos critérios comuns entre todos é que o negócio deve estar em uma fase prematura. Ou seja, deve estar funcionando, mas aberto às mudanças.
Os programas de aceleração para startups são uma maneira de colocar soluções inovadores no mercado e de proporcionar a alavancagem destes negócios. O programa gera diversas vantagens às empresas que são incluídas em seus planejamentos, colocando-as, também, em contato com grandes investidores. Dessa forma, os empreendedores obtêm recursos que os ajudam a acelerar o crescimento de seus negócios.
Como funcionam os programas de aceleração para startup?
A aceleradora de startup age como um elo que conecta os projetos com outras empresas que desejam se tornar parceiros. Por isso, se você está desenvolvendo um projeto e acredita que o apoio de uma aceleradora te ajudaria, saiba que, antes de qualquer coisa, você precisará averiguar se a sua startup preenche os pré-requisitos impostos pela organização.
Geralmente, os programas de aceleração dão preferência para empresas que já apresentam resultados.
Para participar de um programa de aceleração para startup é preciso ter em mente que o formato da metodologia aplicada, assim como o período de aceleração e os valores investidos não são os mesmos para todos os projetos. Porém, os resultados sim.
Isso porque, o objetivo do programa é que a startup amadureça e se torne mais estável quando deixá-lo. Afinal, no que diz respeito ao investimento, incentivo, parceria e networking, ela recebeu todo o suporte necessário para o seu crescimento.
Quais startups podem participar do programa de aceleração?
Uma das perguntas mais comuns sobre o assunto é: “a minha empresa se encaixa nos requisitos do programa de aceleração para startup?”. E a resposta é bem clara: se a sua empresa oferece uma ideia inovadora e que seja voltada para a tecnologia, então, sim, ela é uma forte candidata para o programa de aceleração.
Empresas que estão iniciando as suas atividades, bem como organizações que sejam voltadas para a área tecnológica e que apresentem uma ideia inovadora podem participar do programa. Pouco importa se elas surgiram recentemente ou o tamanho da sua startup, o que conta, de verdade, são as ideias. As aceleradoras também oferecem auxílio para empresas maiores que possuem projetos ligados à inovação e tecnologia em seus determinados segmentos.
Atualmente, alguns nichos têm ganhado mais destaque para a criação de startups. São eles:
- Saúde;
- Educação;
- Mobilidade Urbana;
- Big Data;
- Inteligência artificial;
- Internet das coisas;
- Mercado imobiliário.
Quais as vantagens de participar de um programa de aceleração para startup?
Inscrever a sua startup em um programa de aceleração é uma excelente iniciativa para conseguir alavancar o negócio. Confira a seguir algumas das vantagens de participar de um programa de aceleração para startup.
Programas de aceleração para startup atraem rede de investidores
Uma das melhores vantagens, com certeza, é a rede de investidores que se pode obter em programas de aceleração para startup. Essa é uma ótima oportunidade para empreendedores que estão buscando aporte financeiro para impulsionar o seu negócio.
Além de chamar a atenção de possíveis investidores, a sua rede de networking também aumentará. Em decorrência disso, você também poderá despertar o interesse de investidores que conheceram a sua startup por meio da aceleradora.
Espaço de trabalho
Grande parte das aceleradoras possuem um espaço específico para que o empreendedor possa trabalhar algumas ideias e se agrupar com mentores que participam do programa. Além disso, nesses locais, geralmente, o empreendedor também encontrará ferramentas que os ajudarão nessas questões.
Esse tipo de programa tem o objetivo de conectar e gerar negócios entre grandes empresas e startups, por meio da aceleração de startups internas, programas corporativos e sessões de startup matching. Dessa forma, o empreendedor tem oportunidade de criar uma rede maior de networking e, também, de ganhar o acompanhamento dos projetos desenvolvidos pelas empresas.
Mentoria especializada
Esse, talvez, seja o benefício mais valioso dos programas de aceleração para startup. Isso porque o grupo de especialistas dentro de uma aceleradora vai muito mais além do que o setor de tecnologia. Ao entrar em um desses programas, você terá contato com profissionais de todas as áreas especializadas que, com certeza, vão agregar muito em seu negócio.
Essa troca de experiências e conhecimento torna muito mais fácil o processo de criação e desenvolvimento de negócios mais rentáveis. Além disso, você poderá trocar figurinhas com profissionais de diversos setores, que vão te alertar a não cometer os mesmos erros que já presenciaram ou que eles mesmos cometeram.
Participação em Workshops
Estudar muito também faz parte dos programas de aceleração para startup e os promotores sabem disso. Por isso, é indicado que você participe do maior número de workshops possível produzido pelos programas de aceleração e, também, de eventos externos. Acredite, isso vai lhe agregar muito conhecimento!
Também são nesses workshops que você terá a oportunidade de conhecer novas pessoas, expandir a sua rede de networking e, assim, tentar fechar contratos e novos negócios.
Programas de aceleração para startup
Chegou até aqui e concluiu que pode ser uma boa inscrever a sua startup em um programa de aceleração? Ótimo. Confira uma lista dos programas que abrem inscrições anualmente.
1. Eurofarma Synapsis – Endeavor
O Eurofarma Synapsis é um programa para apoiar empreendedores com alto potencial de crescimento. O programa seleciona, anualmente, oito startups para que elas tenham acesso a conexões com executivos de alto nível da Eurofarma, mentorias com a rede Endeavor e networking com empreendedores em estágios semelhantes.
Todas as startups selecionadas poderão alavancar seus negócios por meio do contato com informações e tendências no setor de saúde; vendas, tecnologia; coaching em áreas de suporte como marketing; e acesso à rede de relacionamento da Eurofarma com quatro mil fornecedores, mais de mil clientes ativos e mais 600 mil contatos médicos.
“Queremos acelerar startups que olhem para o futuro e queiram fazer parte da transformação do setor da saúde. Buscamos empresas que queiram inovar com soluções focadas nos seguintes desafios: Eficiência Operacional; Inteligência de Mercado; Serviços Compartilhados; Comercial e Sustentabilidade”, explicam os organizadores.
2. StartOut Brasil
O programa visa a inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Anualmente, cerca de 20 negócios com potencial de internacionalização são selecionadas e têm acesso a diversos serviços, como: consultoria especializada em internacionalização; mentoria com especialistas no mercado de destino e treinamento de pitch e participação em missão com agenda voltada à prospecção de clientes e investidores e à conexão a ambientes de inovação.
3. InovAtiva
O programa é 100% gratuito e visa acelerar startups inovadores e de qualquer lugar do Brasil. Todas as selecionadas recebem acesso a uma rede de conexão, para conhecer grandes players do mercado. Eles também participam de ciclos de aceleração com conteúdo exclusivo e têm acesso a uma rede de mentoria.
“O InovAtiva Brasil foi criado em 2013 pelo Ministério da Economia e foi idealizado e articulado para se tornar uma ferramenta da gestão pública que realiza aceleração, conexão, visibilidade e mentoria para startups em todo o território nacional, sem qualquer custo, visando fortalecer e fomentar o ecossistema de inovação no Brasil”, comentam os organizadores.
4. Startup Farm
O programa oferece seis meses intensos de aceleração. Os participantes têm acesso a mentoria, conteúdo exclusivo e conexão com outros empreendedores. “Acreditamos no poder da combinação de empreendedorismo e tecnologia para a evolução do mundo, potencializamos os fundadores e catalisam os negócios através da nossa experiência e conexões. Somos mais fortes porque construímos juntos. Esse é o nosso combustível para transformar ideia em potencial, potencial em grandes sonhos e sonhos em realidade.”
5. Visa
O programa é uma iniciativa da Visa do Brasil e tem como objetivo fomentar o ecossistema de startups para promover o empreendedorismo, inovação, talento e tecnologia no Brasil. “Além do objetivo de acelerar, a Visa tem o papel de auxiliá-las em sua atuação junto ao mercado e gerar conexões e negócios”.
Curtiu as dicas deste artigo? Então, leia o nosso artigo sobre Contabilidade Para startups e entenda como funciona.
Abertura Simples
Vai abrir uma startup? Então, conte com a Abertura Simples em cada passo que a sua empresa avançar!
Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa e muito mais.
Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com o Abertura Simples!
Baixe o e-book completo “Como abrir uma empresa”
Abrir uma empresa demanda de muitos processos. Mas, o Abertura Simples descomplica todas essas etapas para você. Faça o download gratuito do e-book “Como abrir uma empresa? Manual Completo” e confira o passo a passo para você abrir sua própria startup. Baixe agora mesmo, é grátis!
The post Programas de aceleração para startup: conheça tudo sobre o assunto first appeared on Abertura Simples.
The post Programas de aceleração para startup: conheça tudo sobre o assunto appeared first on Abertura Simples.