A Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Secretaria Municipal da Saúde emitiu, nesta terça-feira, 12 de março, um comunicado às Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) de Ribeirão Preto sobre o aumento dos casos de covid-19 nestes locais. O Lar Padre Euclides já retomou o uso obrigatório de máscaras para todos os colaboradores e visitantes.
“Nas últimas semanas temos notado um aumento crescente de casos confirmados da covid-19, na positividade dos testes realizados para detecção de Sars-CoV-2 e a ocorrência de surtos de covid-19 em ILPI, acometendo profissionais de saúde e residentes no município de Ribeirão Preto, indicando aumento na circulação do vírus”, diz o alerta.
Por causa disso, a DVE recomenda aos asilos que identifiquem possíveis atrasos vacinais entre os residentes e os trabalhadores de saúde para atualizar o esquema. Identificar oportunamente casos suspeitos da doença e isolar os residentes, além de afastar os trabalhadores e orientar avaliação médica quando observar quadros respiratórios.
Sobre as visitas, diz que é recomendável não permitir a entrada de visitantes que apresentem quadro com sintomas respiratórios. O uso de máscara deve ser obrigatório para funcionários e visitantes. Se houver casos de covid-19 dentro das instituições, recomenda-se avaliar a entrada de pessoas externas para visita e reforçar o uso de máscara pelos profissionais.
Pede ainda que notifiquem a Vigilância Epidemiológica quando identificar um caso suspeito de covid-19 para acompanhamento e testagem quando indicado. “Com o objetivo de garantir a segurança da população vulnerável para esta doença, as instituições e as famílias deverão manter canais de comunicação abertos”, emenda.