Após ter participado do game The Wall, quadro do programa Domingão com Huck, da TV Globo, neste domingo (10), a Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região) foi vítima de crime cibernético – veja o alerta abaixo.
De acordo com a instituição, contas fakes foram criadas utilizando o nome da associação, buscando conquistar novos seguidores e divulgando uma chave pix que não possui nenhum vínculo com a Adevirp.
“Foi desesperador saber que as pessoas de boa fé, que estavam prontas para nos ajudar, podiam estar caindo em golpes”
Marlene Taveira Cintra – Fundadora e presidente da entidade
A associação conta que algumas pessoas entraram em contato para informar a criação dos perfis falsos e para ajudar a denunciar os golpistas, contudo, a entidade ficou chateada e preocupada com o ocorrido.
“No momento, fizemos uma força tarefa de denúncia das contas para que elas caíssem. Além disso, pedimos para todos os amigos, parceiros e educandos compartilharem a conta oficial da instituição”, afirma Marcela Baggini, da comunicação da Adevirp.
Vale lembrar que Instagram oficial da Adevirp é @adevirpoficial – clique aqui para acessar a página.
É crime
Nos últimos anos a criação de perfis falsos nas redes sociais vem se tornando cada dia mais comum. A prática atinge, principalmente, pessoas e instituições que adquirem abrangência nacional, como foi o caso da Adevirp.
De acordo com o advogado Leonardo Afonso Pontes, a criação de perfis falsos na internet é crime e uma pessoa pode responder por falsa identidade com base no Art. 307 do Código Penal.
Criar perfil falso com a intenção de prejudicar alguém, cometer fraude, difamar, caluniar ou praticar qualquer ato ilícito pode ser enquadrado no artigo 307 do Código Penal
Leonardo Afonso Pontes – Advogado
A pena para o crime prevê detenção de um a três anos e multa para quem altera a verdade sobre um fato juridicamente relevante, com o intuito de causar danos.
SAIBA MAIS
HC Ribeirão Preto começa testes da terapia celular contra o câncer nesta semana
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Carlos Alberto de Nóbrega prevê sua morte