Advocacia de luto e na luta contra à violência 

Author:


Sheyner Asfóra* 

Estamos em luto. Os advogados e advogadas criminalistas de todo país estão estarrecidos com mais um caso de violência brutal contra um colega de profissão nas ruas do Brasil. A vítima desta vez foi sofreu um ataque brutal e fatal. O advogado Rodrigo Marinho Crespo foi executado a tiros, na tarde da última segunda-feira (26), quando chegava em seu escritório, na Avenida Marechal Câmara, no Centro do Rio de Janeiro, local muito próximo as sedes da OAB/RJ, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do comando da Aeronáutica. 

 E o caso acontecido nas ruas cariocas ocorreu dias depois da morte da colega advogada Brenda dos Santos Oliveira em pleno exercício profissional. A advogada criminalista e seu cliente, Janielson Nunes de Lima, foram também brutalmente assassinados ao saírem da Delegacia de Polícia Civil na cidade de Santo Antônio, no Rio Grande do Norte. O crime ocorreu a cerca de 600 metros da delegacia, onde foram alvejados por múltiplos disparos. 

 Esses lamentáveis episódios reacendem o debate quanto a necessidade de bem orientarmos os advogados e advogadas criminalistas, através do nosso Grupo de Trabalho, que tem a finalidade de alertar, nortear e orientar as associadas e associados da Abracrim e toda a advocacia criminal a seguirem medidas de segurança e protocolos de segurança no sentido de minimização dos riscos e na prevenção de eventuais atos de violência que possam estar atrelados ao exercício profissional. 

 Vale ressaltar que, diante do crescimento da onda de violência contra advogados, principalmente criminalistas, a Abracrim está atuando firmememente para a adoção de medidas de acompanhamento e auxílio ao bom desenvolvimento dos trabalhos investigativos em curso, além de se idealizar campanhas e formas de atuação no sentido de alertar e orientar os associados para que, seguindo medidas de proteção e protocolos de segurança, minimizem os riscos e se previnam de eventuais atos de violências que possam estar atrelados ao exercício da advocacia criminal. 

  🔥🔥 Lista Completa de Vagas em Ribeirão Preto-SP e Região | Estágios, Jovem Aprendiz e Home Office. Clique aqui: https://wp.me/pfMlyK-maM

 São inúmeros casos de violência nos últimos anos contra colegas da advocacia criminal em pleno exercício profissional. Não podemos mais aceitar e vamos nos debruçar sobre medidas para coibir as ameaças e tentativas de intimidações aos colegas no exercício profissional. Não descansaremos até cessarmos estes ataques. Continuaremos lutando e seguiremos vigilantes em defesa da vida e das prerrogativas dos advogadas e advogadas criminalistas. 

 Defendemos o avanço de projetos de lei em nosso Congresso Nacional que protejam os operadores do direito brasileiros. A OAB Federal propôs, recentemente, um projeto de lei que visa alterar os artigos 121 (homicídio) e 129 (lesão corporal) do Código Penal (decreto-lei 2.848/40), além do artigo 1° da lei de crimes hediondos (lei 8.072/90). O texto pretende o aumento das penas para condutas empregadas contra advogados em razão das funções ou em decorrência dela, bem como contra o cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau em razão da mesma condição. 

 Temos que dar respostas efetivas a esta barbárie. O crime contra um advogada ou advogada no Brasil representa um ataque frontal ao Estado Democrático de Direito. Não podemos deixar que esses crimes sigam impunes. E contamos com toda a corrente de autoridades para coibir esses ataques: OAB, Legislativo, Judiciário e o Executivo. Precisamos de proteção, atenção e punições aos criminosos. 

 

*Sheyner Asfóra é advogado criminalista e presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) 

 





Source link

📢 Aviso Legal O site ismaelcolosi.com.br atua apenas como um canal de divulgação de oportunidades de emprego e não se responsabiliza pelo processo seletivo, contratação ou qualquer outra etapa relacionada às vagas publicadas. Todas as informações são de responsabilidade dos anunciantes. ⚠️ Atenção! Nunca pague por promessas de emprego nem compre cursos que garantam contratação. Desconfie de qualquer cobrança para participar de seleções.

Leave a Reply