Prefeitura doa área da Cianê ao IFSP 

Author:


O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) assinou, na manhã desta sexta-feira, 8 de março, projeto de lei que prevê a doação da área da antiga Companhia Nacional de Estamparia (Cianê), na avenida Marechal Costa e Silva nº 1.111, nos Campos Elíseos, Zona Norte de Ribeirão Preto, para construção de campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Participaram da solenidade o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), o reitor geral do Instituto Federal de São Paulo, professor Silmário Batista dos Santos, o vereador Alessandro Maraca (MDB) e o secretário da casa Civil, Alessandro Hirata. O terreno tem 36 mil metros quadrados e pertencia às Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (IRFM), que funcionou de 1945 a 1981.

Fica em região estratégica para atender a população que será beneficiada pela iniciativa, estimada em 1.400 alunos. O espaço necessitará de adequações para receber o equipamento e, por isso, as atividades educacionais, por enquanto, vão ocorrer no prédio da rua Wladimir Pinto Ferraz nº 250, no Parque Ribeirão Preto, Zona Oeste. O espaço provisório conta com diversas salas e laboratórios, com capacidade para atender 600 alunos. As aulas devem começar no segundo semestre.

“Já era um sonho nosso. E agora estamos oficializando o envio do projeto de lei para a cessão definitiva desta área, para que Ribeirão Preto esteja habilitada, inclusive com o terreno cedido, para implantar o Instituto Federal na nossa cidade”, afirmou Duarte Nogueira. Uma comissão para a implantação do IFSP deverá ser formada com o objetivo de estudar as necessidades locais, sociais e educacionais, garantindo os direcionamentos futuros.

“A importância de um ensino público de qualidade é proporcional ao êxito da prosperidade do nosso país. A gente ainda patina muito na educação básica, de qualificação. Por isso, a importância de garantir oportunidade de acesso. O Instituto Federal é uma joia preciosa que será cuidada com muito carinho, atendendo jovens com qualidade alta. Uma chance para prosperar e vencer na vida”, concluiu o prefeito.

A instalação do Instituto Federal em Ribeirão Preto foi oficializada em outubro do ano passado, quando Duarte Nogueira sancionou a lei complementar nº 3.202/2023, sobre a doação do imóvel no Parque Ribeirão Preto. O projeto 0do Executivo foi aprovado pelos vereadores no dia 17 do mesmo mês.

  🔥🔥 Lista Completa de Vagas em Ribeirão Preto-SP e Região | Estágios, Jovem Aprendiz e Home Office. Clique aqui: https://wp.me/pfMlyK-maM

No local funcionou uma escola do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Ribeirão Preto (Sinsaúde). O edifício foi retomado judicialmente pela prefeitura por descumprimento de cláusulas do contrato de cessão por comodato por parte da entidade.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). É especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), criada por meio da lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008.

A legislação também instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFSP é integrante. Oferece uma gama de cursos gratuitos: 29 cursos técnicos, 15 de licenciatura e 19 de bacharelado em todas as áreas de atuação, de Humanas e Exatas. A previsão é de que as aulas no futuro campus comecem em 2024.

 

 

 

 



Source link

📢 Aviso Legal O site ismaelcolosi.com.br atua apenas como um canal de divulgação de oportunidades de emprego e não se responsabiliza pelo processo seletivo, contratação ou qualquer outra etapa relacionada às vagas publicadas. Todas as informações são de responsabilidade dos anunciantes. ⚠️ Atenção! Nunca pague por promessas de emprego nem compre cursos que garantam contratação. Desconfie de qualquer cobrança para participar de seleções.

Leave a Reply