O livro “O Avesso da Pele”, de Jefferson Tenório, entrou na lista de mais vendidos da Amazon após ter sido alvo de críticas e de censura no Rio Grande do Sul e no Paraná. O livro foi alvo de polêmicas após ser selecionado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para professores e estudantes de escolas públicas de todo o país. O motivo das críticas é por “vocabulário de baixo nível”.
Livro – Vencedor do Prêmio Jabuti em 2021 como Melhor Romance Literário, “O Avesso da Pele” retrata a história de Pedro, um homem negro que, após a morte do pai em uma abordagem policial, busca resgatar e relembrar o passado da família. Além disso, tenta compreender toda a relação que teve com o pai antes da morte. Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.
Autor – Nascido no Rio de Janeiro, Jeferson Tenório é radicado em Porto Alegre e estreou na literatura com O beijo na parede (2013), eleito livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Ele também é autor de Estela sem Deus (2018) e O avesso da pele (2020), que venceu o Prêmio Jabuti em 2021 na categoria Romance Literário. Tenório foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2020, o mais jovem escritor e o primeiro negro escolhido para o posto. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol.