Trem SP-Campinas vai operar em 2031

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O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) voltou à sede da B3 nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, para bater o martelo no leilão internacional de concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que vai ligar a cidade de São Paulo a Campinas, passando por Jundiaí.  
 
O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos será responsável pela operação, manutenção, modernização e exploração das receitas geradas por 30 anos pelo transporte ferroviário de passageiros entre São Paulo e Campinas. O investimento estimado é de R$ 14,2 bilhões, em valor atualizado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2024. 
 
O certame na B3 também reuniu diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), órgão do governo federal que aprovou financiamento de R$ 6,8 bilhões em valores atualizados para o Trem Intercidades Eixo Norte. O novo modal deve entrar em operação daqui sete anos, em 2031.  
 
O primeiro leilão do governo de São Paulo em 2024 atraiu dois grandes grupos em único consórcio formado pela brasileira Comporte Participações S.A. e a chinesa CRRC Hong Kong. Além do Trem Intercidades, que é o serviço expresso ligando a capital à maior metrópole do interior paulista, o empreendimento engloba a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM), entre Campinas e Jundiaí. 
 
Também envolve a concessão da Linha 7-Rubi, atualmente operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A proposta vencedora apresentou deságio desconto sobre o valor a ser pago pelo Estado de 0,01% pela contraprestação dos serviços públicos de R$ 8,06 bilhões, na data-base 2024.  
Já o aporte do governo de São Paulo no empreendimento será mantido no montante inicial previsto de R$ 8,98 bilhões, conforme valores atualizados.  O Trem Intercidades Eixo Norte vai operar em um trecho de 101 quilômetros de extensão, melhorando e ampliando a mobilidade entre as regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas. 
 
O serviço expresso vai funcionar entre a estação Palmeiras-Barra Funda, na capital, e um novo terminal ferroviário em Campinas, com uma parada curta em Jundiaí e 64 minutos de viagem. O Trem Intercidades Eixo Norte terá capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem e será o mais rápido do Brasil, alcançando até 140 km/h. 
 
Já o Trem Intermetropolitano será um serviço parador com estações em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Com operação prevista de sete novos trens, o percurso será de 44 quilômetros e tempo de deslocamento estimado de 33 minutos. O serviço parador terá velocidade média prevista de 80 km/h, com capacidade para transportar 2.048 passageiros em cada trem. 
 
A nova concessionária também será responsável pela operação da Linha 7-Rubi, que registrou cerca de 99 milhões de passageiros em 2023. Com extensão de 57 quilômetros e 17 estações, o ramal liga Jundiaí à estação Palmeiras-Barra Funda, na capital.  
 
O governo de São Paulo estima que a concessão irá atender aproximadamente 400 mil pessoas por dia. Ao todo, o empreendimento do Trem Intercidades Eixo Norte irá beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios e gerar mais de 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos. 
 
Tarifas Em relação às tarifas, o edital de concessão prevê valor médio de R$ 50 ou menos para o serviço expresso entre São Paulo e Campinas e de R$ 14,05 para o serviço parador intermetropolitano, chegando a R$ 64,05. Já o bilhete da Linha 7-Rubi seguirá a tarifa pública, atualmente de R$ 5.  
 





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