O Grupo Tracbel está ampliando ainda mais sua participação no agronegócio. A empresa criou a Tracbel Agro, uma nova unidade de negócios voltada exclusivamente para soluções, máquinas e implementos agrícolas. Victor Franco, que até então era o responsável pela unidade de veículos comerciais do Grupo, vai comandar a nova divisão.
“É a continuidade do projeto de expansão do Grupo em direção ao agribusiness”, declara Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel. Recentemente, a empresa assumiu a concessão de outra área da John Deere no interior de São Paulo, com mais 10 concessionárias. Com este último negócio, a Tracbel passou a ter 16 lojas agrícolas da marca, com uma abrangência em mais de 200 municípios, numa área consagrada como um dos mais relevantes polos do agronegócio nacional.
Nova identidade visual
“A nova identidade visual já está sendo instalada em todas as casas. As redes anteriores da Itaeté Máquinas e Colorado Máquinas passam agora a se chamar Tracbel Agro. Ela já nasce com 550 funcionários e cerca de um terço do faturamento do Grupo, com uma forte penetração no mercado regional de produtos do setor”, diz Franco, o novo CEO da Tracbel Agro.
A ampliação da atuação é mais um importante avanço da Tracbel, uma das líderes na distribuição de máquinas pesadas e veículos comerciais do Brasil. “Estamos reforçando nossa participação no agronegócio brasileiro, que tem uma grande influência na economia. Com a Tracbel Agro, unificamos recursos, pessoal e estratégia para o setor agrícola”, explica Franco. “Queremos oferecer o que há de mais avançado em tecnologia e contribuir com o aumento da produtividade no campo e com a rentabilidade do produtor rural”, diz.
Além do fortalecimento da marca na região, a Tracbel Agro permitirá ampliar ainda mais a qualidade do atendimento aos produtores rurais. A empresa é reconhecida nacionalmente por sua excelência na área de pós-venda, com uma atuação marcada por forte foco no cliente e na utilização de ações inovadoras e tecnologias avançadas.
Otimismo
A direção do Grupo está otimista com o potencial da nova área. Ribeirão Preto polariza uma região onde se concentra um agronegócio altamente profissionalizado e comprometido com o desenvolvimento sustentável, um dos pilares da Tracbel. Ali está localizado um robusto parque de destilarias de etanol e usinas de açúcar, além de produtores de cana, laranja, grãos, amendoim, carnes, café e uma série de outras culturas, e inúmeras atividades relacionadas ao setor. O Norte e o Noroeste paulista ainda têm agroindústrias, cooperativas agropecuárias e empresas de insumos e fertilizantes e de outros segmentos que orbitam o agribusiness.
A criação da Tracbel Agro é o terceiro movimento do Grupo nesta direção. No final de 2021, a Tracbel passou a ser o principal acionista da Itaeté Máquinas, concessionária John Deere, com seis unidades no Noroeste do Estado. “Estamos aumentando a oferta de equipamentos agrícolas de alto grau de tecnologia embarcada, e também ambientalmente sustentáveis, alguns dos principais atributos dos produtos da John Deere”, destaca Franco.
A John Deere é líder mundial na produção de máquinas agrícolas. Colhedoras de cana, colhedeiras de grãos e tratores são alguns dos principais produtos comercializados no Norte do Estado, além de implementos e avançadas soluções tecnológicas e de conectividade da marca.