A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ribeirão Preto (APAE) promove, nesta semana, o Workshop “Seletividade e Introdução Alimentar – Desafios, Sinais e Estratégias”. A atividade é destinada a profissionais que atuam com PCDs (Pessoas com Deficiência) e famílias que têm membros PCDs. Os objetivos são levar informações atualizadas ao público, aprofundar o conhecimento sobre o tema e trocar experiências em um ambiente dinâmico e participativo.
A médica pediatra Sarah Schwab foi a convidada desta segunda-feira (26/02). A psicóloga Francine Approbato será a palestrante desta terça-feira (27/02). Encerrando as atividades, na quarta-feira (28/02), será a vez da nutricionista Mariana Marques, especialista em TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).
O tema “Seletividade Alimentar” caracteriza-se por recusa de alimentos, pouco apetite e desinteresse por comer. E cada vez mais as pessoas com deficiência apresentam essa característica. Partindo do princípio de que uma alimentação não-saudável – ou não adequada – é um dos principais riscos para a saúde mundial e de que uma boa alimentação é base fundamental para o desenvolvimento humano sadio, a abordagem do tema se faz necessária.