O município de Ribeirão Preto recebeu o prêmio Município Destaque na Alfabetização, realizado pela Secretaria Estadual da Educação, em razão do crescimento no quesito fluência leitora referente ao ano passado.
A avaliação de fluência consiste na aferição da capacidade de os alunos lerem com velocidade e precisão um número de palavras e de um pequeno texto narrativo em determinado tempo. A avaliação tem como objetivo analisar o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos.
Os dados da Avaliação mostraram que os estudantes dos 2º anos do ensino fundamental do município chegaram a 57% de leitores, contra os 47% verificados no mês de julho, em julho de 2023. Os dados foram obtidos no final do ano passado.
A premiação aconteceu durante o lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP, destinado aos 645 municípios do estado, com ênfase na Alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental – incluindo Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, além de todo suporte e apoio aos alunos do 3° ao 5° ano.
“O esforço das ações e projetos educacionais da nossa rede nos mostram que estamos no caminho certo. Hoje fomos reconhecidos pelo Governo do Estado de São Paulo como um dos municípios que mais avançaram em alfabetização no ano de 2023. Esse é o resultado do esforço de toda a nossa equipe, professores, coordenadores pedagógicos e diretores junto aos nossos estudantes. Ainda temos muito que avançar, mas é mais um passo no sentido de uma educação pública de excelência”, pontuou o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.
Ainda de acordo com o secretário, “esta é a primeira vez que fazemos avaliações seguidas de leitura em larga escala em nosso município, observando os dados das escolas públicas de maneira particularizada. Com esse trabalho, conseguimos executar políticas públicas que façam a diferença na vida dos nossos alunos”.
A Avaliação
O levantamento ocorreu de forma presencial no final do ano passado, com o objetivo de analisar o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos. A rede municipal avaliou 87% dos estudantes matriculados no segundo ano do ensino fundamental. Mais de 2.350 alunos da rede tiveram seus desempenhos de leitura registrados por meio do uso de plataforma externa desenvolvida pelo Caed/UFJF, onde os dados foram enviados pelos docentes das unidades por meio de aplicativo ou site em todas as 30 unidades escolares da rede que possuem salas de segundo ano.
Durante o processo, os professores gravaram a leitura feita pelos alunos no celular, pelo aplicativo exclusivo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), que também disponibilizou os cadernos de provas para impressão na plataforma online. Posteriormente, os áudios foram avaliados para que houvesse um diagnóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes. A atividade prática permitiu avaliar a capacidade dos estudantes de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à etapa escolar correspondente, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.
A Educação Municipal administra 31 escolas de ensino fundamental (Emef) com 23.296 estudantes. Tem ainda o Centro de Educação Especial Egydio Pedreschi e a Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (Emepb) Doutor Celso Charuri – com 958 matriculados no total – e mais 807 estudantes do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Também possui 36 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 43 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), além de 29 parceiras ou conveniadas, com 22.848 crianças. São 140 unidades escolares.