Você já teve aquela sensação de que tudo está passando tão rápido que parece que não sobra tempo para nada? Geralmente, quando esse sentimento aparece, acaba batendo aquele sentimento ruim, não é verdade?
Nesses momentos, o ideal é parar, respirar e dar um novo sentido para a vida. Muitas pessoas encontram esse recomeço participando de ações voluntárias, doando tempo aos outros, como é o caso da Gabriela Paes.
Ela chegou há pouco tempo no bairro e já foi mandando todo mundo às favas, aos abacates e às cebolinhas. Isso porque ela é coordenadora de uma horta comunitária do bairro Quintino Facci II, em Ribeirão Preto. No local, todo mundo planta e qualquer um se beneficia.
O projeto já tem dois anos: um de planejamento e outro de mão na terra. Neste ano, os alimentos começaram a aparecer, e já tem gente aproveitando para pegar verduras e legumes toda a semana. “Eu já levei uns almeirão, umas pimentinhas também, nunca paguei”, contou o também voluntário, Carlos Alberto dos Santos.
O terreno da horta comunitária é pequeno e fica ao lado de uma escola do bairro, mas o modelo de agrofloresta, que combina na mesma área o plantio de árvores, arbustos e canteiros com cultivo até de animais, multiplica o resultado.
A agricultura sustentável também serve de tabuleiro para uma rede do bem, exemplo disso são os alunos da escola, que adoram as coletas de mel de jataí. Uma vez por ano, um produtor voluntário faz coleta e explica a importância delas para todo o sistema, começando pela fecundação das flores.
Voluntariado muda vidas
O voluntariado da natureza melhora a produtividade e a vida de qualquer um que põe a mão na massa. A Larissa, por exemplo, acordou um dia e sentiu que precisava ser voluntária.
Ela ainda conta que participar do projeto causa nela muitos valores de conhecimentos e habilidades.
O projeto conta com o apoio de engenheiros agrônomo e ambiental, nutricionista, biólogo, gestora ambiental e até um economista. Porém, o sonho de todos esses profissionais é se tornarem desnecessários, afinal, eles querem que a horta seja autossustentável e que os voluntários possam andar com as próprias pernas.
Começar bem
Essas e outras histórias fazem parte de uma série de reportagens especiais da EPTV, que vai mostrar pessoas que resolveram virar a chave e mudaram de rumo para aproveitar as oportunidades.
As histórias inspiradoras de pessoas e metas para 2024 serão exibidas todos os dias no EPTV 2, às 19h, até o sábado (24). As reportagens também estarão disponíveis no Globoplay de forma gratuita (clique aqui).
SAIBA MAIS
Fundo de Quintal se apresenta em Ribeirão Preto; Veja quando
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Fernanda e Pitel fazem revelações íntimas durante prova