A Câmara de Ribeirão Preto aprovou na última terça-feira (20) uma moção de repúdio contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por conta das declarações sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
A moção foi aprovada com13 votos favoráveis, com 3 votos contrários e uma abstenção – veja como cada vereador votou abaixo.
O requerimento, que foi apresentado pelo vereador André Rodini (Novo), cita que o presidente comparou a situação dos palestinos em Gaza, com a morte de judeus pelo governo nazista da Alemanha.
A proposta afirma que as declarações poderiam “contribuir para o aumento das tensões e do conflito”, já que acredita que a comparação feita por Lula seria “vista como uma banalização da dor dos judeus”.
Repercussão
Na última quarta-feira (21), o presidente Lula recebeu o secretário de estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, em Brasília. Em comunicado publicado nas redes sociais, o presidente afirmou que no encontro foi conversado sobre a cooperação entre os dois países sobre a paz em Gaza e, também, na Ucrânia, que vive conflito com a Rússia.
Na Câmara dos Deputados, a deputada Jandira Feghali (PCdoB), defendeu o discurso do presidente Lula, pois acredita que não foi uma crítica ao povo judeu e, sim, ao governo israelense.
“O presidente Lula fala de Hitler — nem a palavra holocausto ele usou — ele, na verdade, repudia o genocídio que foi feito contra o povo judeu no período do nazifascismo na Segunda Guerra Mundial”, afirmou.
Como cada vereador votou:
Sim
- Maurício Vila Abranches (PSDB)
Não
Abstenção
- Bertinho Scandiuzzi (PSDB)
Os vereadores André Trindade (União), Igor Oliveira (MDB), Maurício Gasparini (União) e Ramon Faustino (Psol), não votaram. O presidente da Câmara, Isaac Antunes (PL), também não votou.
SAIBA MAIS
Concurso público da Caixa tem 10 vagas em Ribeirão Preto; Veja como participar
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
BBB 24: Isabelle passa mal e precisa de atendimento médico