A Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP (Universidade de São Paulo) está em busca de voluntárias para um estudo sobre a influência genética na obesidade sarcopênica em mulheres idosas.
Podem participar mulheres com idade entre 60 e 75 anos, com peso de até 120 kg. As interessadas também precisam estar há pelo menos três meses sem realizar exercício físico.
De acordo com a pesquisadora Ana Claudia Rossini Venturini, o processo do envelhecimento vem acompanhado por inúmeras alterações, como na composição corporal, por exemplo, que pode sofrer o aumento da gordura corporal, conhecida como obesidade, ou redução da massa muscular, denominada sarcopenia.
Além dessas alterações na composição corporal, o processo do envelhecimento sofre alterações epigenéticas. As alterações epigenéticas referem-se a modificações no padrão de expressão gênica que ocorrem sem qualquer mudança na sequência do DNA.
Ana Claudia Rossini Venturini, em entrevista a EPTV
As voluntárias da pesquisa passarão por análise detalhada da composição corporal (gordura, músculo e osso), coleta de sangue e avaliação de desempenho físico.
O trabalho “Influência genética na obesidade sarcopênica de mulheres idosas” é do pós-doutorado da pesquisadora Ana Claudia, com orientação da professora Ellen Cristini de Freitas.
As interessadas em participar podem enviar mensagem pelo WhatsApp (17) 99155-5958 ou ligar para o telefone (16) 3315-8584. (com a EPTV)
SAIBA MAIS
Inmet alerta para chuvas intensas no interior de SP; Veja previsão para 10 dias em Ribeirão