Poupança de Saúde: A moeda do bem-estar para uma aposentadoria tranquila

Author:


Qualquer pessoa que planeja ter uma aposentaria financeira tranquila sabe que guardar dinheiro é preciso. Mas e com o corpo? Existe alguma fórmula para construir uma poupança de saúde?

Especialistas dizem que sim, é possível construir uma poupança de saúde. Porém, a conta que vai acumular esta riqueza está dentro da gente: os músculos.

rifa solidaria ajuda animais ganhar ribeirao preto

Em 2024, o publicitário Rafael Tassinari cansou de ser cansado. Ele começou a sua nova poupança, no ferro, na dureza e na reconquista de si mesmo.

Eu penso em desistir, mas eu estou focado. Eu não vou desistir. Eu vou continuar fazendo a escada, que é o que mais dói, eu vou continuar e chegar ao meu objetivo

Rafael Tassinari, em entrevista a EPTV

A história do Rafael começou a ser reescrita devido à necessidade e a dor. Na concessionária onde ele trabalha, por exemplo, tem sala embaixo e sala em cima. As dificuldades de cada degrau mostraram que o condicionamento físico não estava legal.

“Estava chegando a um ponto que estava atrapalhando todos os aspectos da minha vida! Eu não estava feliz […] Se não fosse agora, não seria mais. Então eu agarrei a oportunidade”.

Oportunidade que nasceu com a ajuda dos amigos. A Rochelle começou com a nutrição. Porém, o recomeço fez com que Rafael fosse parar em uma Unidade de Atenção Intensiva. Na clínica, com ajuda profissional, ele fez diversos testes e os resultados mostraram urgência.

Hoje ele tem a obesidade mórbida, que é a obesidade associada a doenças. Quais são as doenças que ele tem hoje? Pressão, que a gente precisa regular; diabetes, que a gente precisa regular; E colesterol

Guilherme Rodrigues, nutrólogo

Apesar do resultado, a boa notícia é que tem como reverter toda essa situação.

As aparências não só enganam, elas atrapalham

Com a assistência do educador físico Paulo Júnior, o Rafael partiu para o ataque. Ponto para dupla que vai subindo no campeonato, degrau por degrau. A tabela tem academia quatro vezes por semana, esteira e peso. Inclusive, o primeiro resultado o publicitário já conseguiu: dor!

Dói, mas evolui. O educador físico diz que o importante é perceber que está na hora de mudar. Aliás, quando falamos em hora de mudar, é importante lembrar que as aparências não só enganam, elas atrapalham.

Todo mundo deveria se preocupar com o músculo e a única maneira da gente se aposentar bem, além de guardar um dinheiro, é criar músculos. Então eu brinco que a musculação é a aposentadoria do corpo para todo mundo e não só para quem está com sobrepeso

Paulo Júnior – Educador Físico

O professor Átila Trapé, especialista em educação física e saúde da USP (Universidade de São Paulo), confirma. “Durante a fase jovem, se a gente conseguir construir bem a manutenção [do músculo], durante o envelhecimento vai ser melhor”.

Assim como na educação financeira, na poupança da saúde não é bom aplicar tudo num investimento só, por isso lembre-se: Peso, para tonificar os músculos; Aeróbica, para circulação e condicionamento; E atividade conjunta, para inflar o espírito e reforçar os relacionamentos.

Começar bem

Essas e outras histórias fazem parte de uma série de reportagens especiais da EPTV, que vai mostrar pessoas que resolveram virar a chave e mudaram de rumo para aproveitar as oportunidades.

 

As histórias inspiradoras de pessoas e metas para 2024 serão exibidas todos os dias no EPTV 2, às 19h, até o sábado (24). As reportagens também estarão disponíveis no Globoplay de forma gratuita (clique aqui).


SAIBA MAIS

Ribeirão recebe evento que reúne música ao vivo em sala de cinema; Veja quando

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Renascer: com quem Zinha fica no final da novela?





Source link

Leave a Reply