Geração Z sente falta de desenvolvimento de carreira

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Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional é uma vantagem competitiva, mas presente em poucas empresas e equipes

É provável que cerca de 30% dos profissionais (e 44% entre a Geração Z) peçam demissão nos próximos seis meses devido à falta de apoio às suas carreiras. Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional é, portanto, uma vantagem competitiva importante para as empresas.

No entanto, 46% dos colaboradores afirmam que seus gestores não sabem como ajudá-los no desenvolvimento de carreira. E 47% dos profissionais da Geração Z dizem que recebem melhores conselhos profissionais do ChatGPT do que de seus chefes.

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Esses dados são de uma pesquisa com 1.600 líderes de RH e outros profissionais baseados nos EUA, conduzida pela empresa de desenvolvimento de carreira e recolocação Intoo e pela agência de pesquisa Workplace Intelligence.

A pesquisa também revelou uma desconexão entre os líderes de RH e os colaboradores, com 41% dos profissionais de RH descrevendo o treinamento e desenvolvimento na sua empresa como “excelente”, enquanto apenas 22% dos outros funcionários concordaram.

A educação corporativa e o desenvolvimento profissional abaixo do ideal são uma oportunidade perdida de retenção e aumento na produtividade. 80% dos profissionais (e 97% ou mais da Geração Z) dizem que o acesso a melhores oportunidades de treinamento e desenvolvimento aumentaria seu engajamento, satisfação no trabalho, motivação e probabilidade de permanecer na empresa.

Como oferecer oportunidades de desenvolvimento de carreira

Na pesquisa, apenas metade dos líderes de RH afirmam que os gestores de suas empresas recebem treinamentos sobre como fornecer orientação para desenvolvimento de carreira.

Treinar gerentes para orientar suas equipes e fornecer feedback construtivo é uma forma de aumentar as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento – tanto para gestores quanto para os outros profissionais.

Uma segunda opção é oferecer workshops sobre desenvolvimento de carreira, com palestras de funcionários experientes (dando a oportunidade para eles falarem em público) ou convocando profissionais externos.

As companhias também podem apoiar grupos de funcionários para que eles ajudem os colaboradores a desenvolver habilidades de networking entre diferentes níveis e funções. Os funcionários podem liderar esse esforço em troca de ganhar mais experiência e visibilidade.

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3 motivos para oferecer orientação profissional para a sua equipe

Segundo a pesquisa, 59% dos profissionais dizem que a sua empresa “raramente” ou “nunca” os ajuda a explorar oportunidades de crescimento fora do seu departamento atual.

Se você tem medo de dar conselhos de carreira para a sua equipe porque isso pode encorajar membros valiosos a mudar de área ou sair da empresa, os resultados da pesquisa são um motivo para mudar de ideia.

Os ganhos em engajamento, satisfação no trabalho, motivação e retenção são significativos e podem compensar o risco de fuga de talentos.

Além disso, aprender a ser um bom mentor é uma habilidade profissional valiosa para os gestores. Certa vez, em um recrutamento que conduzi, o fator decisivo entre dois candidatos foi o forte histórico de um deles em orientar e desenvolver sua equipe.

Em terceiro lugar, desenvolver uma equipe forte o suficiente para assumir o controle é a única maneira de garantir que você possa seguir em frente, seja para uma função maior, uma transição na carreira ou simplesmente para tirar férias sabendo que está sendo coberto.

Como construir seu próprio plano de desenvolvimento de carreira

Esperamos que seu chefe leia esta matéria, fique convencido do valor do desenvolvimento de carreira e se esforce para oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento para você e sua equipe.

Enquanto isso, você pode criar seu próprio plano de desenvolvimento de carreira. Por exemplo, faça uma lista de livros de negócios e desenvolvimento profissional em suas áreas de interesse, procure mentores dentro e fora da sua empresa, faça networking em eventos do seu setor e participe de conferências e workshops relevantes.

Todo mundo sai ganhando

Para continuar crescendo, a organização e seus funcionários precisam estar em sincronia com relação a metas e marcos. Para isso, os profissionais precisam ter uma compreensão clara do seu papel na estratégia da empresa e de incentivo para continuar avançando em suas carreiras.

Todos saem ganhando: as empresas se beneficiam do aumento da retenção e da produtividade. E os funcionários se beneficiam com maior satisfação no trabalho e desenvolvimento de carreira.

*Caroline Ceniza-Levin é colaboradora sênior da Forbes US. Ela é consultora de carreira, autora de um livro sobre transição profissional e fundadora do Dream Career Club.





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