O Nubank, quarto maior banco do Brasil segundo a classificação do Banco Central, está no centro de um novo tipo de fraude que assola clientes em todo o Brasil.
Os golpistas iniciam sua abordagem principalmente por telefonemas e mensagens de texto. Durante a conversa, eles se apresentam falsamente como legítimos representantes do Nubank, que consiste em informar o cliente sobre uma compra que supostamente teria sido feita no cartão pela internet e solicitar a confirmação da transação.
Em alguns casos, os fraudadores chegam a suspender as ligações para simular o contato com a “central de relacionamento” do banco. Essa etapa aumenta a legitimidade da ligação e aumenta ainda mais as chances de a vítima cair no golpe.
Consequências do golpe
A dinâmica do golpe é tão convincente que muitas vítimas não percebem que são criminosas e acabam transferindo dinheiro para contas controladas pelos golpistas. Portanto, além de muito medo, a vítima de fraude, além de danos psicológicos, também sofre sérios prejuízos financeiros.
Diante dessa situação, o Nubank divulgou um memorando oficial nas últimas semanas enfatizando que nunca pedirá informações confidenciais por telefone. O banco digital ressalta a importância de os clientes estarem sempre atentos a qualquer tipo de contato suspeito e recomenda notificar a instituição imediatamente sobre todos os casos.
Dessa forma, mesmo que as novas tecnologias tenham facilitado vários aspectos da vida moderna, devemos estar sempre cientes dos riscos envolvidos. Divulgar essas informações e manter-se informado é uma das formas mais eficazes de prevenir fraudes e fraudes online.
Como se proteger de golpes
Por isso, o próprio Nubank publicou algumas dicas de como se proteger de golpes que se aplicam a clientes em nome de bancos. Abaixo resumimos para que você tome os devidos cuidados e não perca dinheiro.
- Se o telemóvel pedir dados confidenciais, desligue imediatamente.
- Não confie em links sobre atualizações de segurança.
- Se receber uma chamada suspeita, aguarde alguns minutos.
- Em caso de dúvida, verifique as informações diretamente com a empresa.
- Não envie dinheiro sem verificar a origem do pedido.
- Se você suspeitar de uma invasão, verifique os dispositivos conectados.
- Revise faturas e transações recentes em caso de atividade suspeita do cartão.
- Evite pagar ou transferir dinheiro por telefone ou com códigos QR.
- Não instale aplicativos dos quais você não sabe a origem.
- Verifique a sua segurança antes de partilhar os seus dados pessoais online.