A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo abriu o cadastramento de propostas de grupos artísticos de Ribeirão Preto, com personalidade jurídica, que tenham interesse em realizar a encenação e produção cênica da 39ª Caminhada do Calvário em Ribeirão Preto.
As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 06 de fevereiro, pelo site da Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, na aba Caminhada do Calvário 2024.
Poderão se inscrever pessoas jurídicas com histórico de realização do tema da Caminhada do Calvário, com comprovação mediante apresentação de portfólio, currículo, fotos, links e clipagens. A produção envolverá a curadoria do tema aos participantes, contratação e ensaio dos atores, aluguel de figurino, produção e a encenação.
As propostas deverão ter valor de até R$ 44 mil reais e serão analisadas pela Comissão Permanente de Seleção de Projetos Culturais e/ou Artísticos da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.
Mais informações podem ser obtidas no WhatsApp oficial da Secretaria, no número (16) 98109-2477, ou pelo telefone (16) 3977-7414, do Departamento de Atividades Culturais.
Outras atividades descentralizadas
A Secretaria da Cultura e Turismo também abriu cadastro para apoio institucional às atividades gratuitas nos bairros de Ribeirão Preto, referentes as encenações populares da Paixão de Cristo.
Os interessados devem fazer o cadastramento das atividades até às 23h59 do dia 6 de fevereiro, no formulário, ou no site da Secretaria da Cultura e Turismo, na aba Caminhada do Calvário 2024.
Tradição
A Caminhada do Calvário é um dos eventos religiosos mais tradicionais de Ribeirão. Em sua 39ª edição, o evento será realizado no dia 29 de março de 2024, com 1h30 de duração da encenação, no Morro do São Bento.
Em 2023 o evento foi marcado pela emoção. “Foi uma emoção muito grande. Tive a oportunidade de olhar no olho de cada um, e quando acaba é que percebemos o verdadeiro motivo de estarmos aqui. Cada ensaio que ficamos até de madrugada, toda correria, tudo o que deixamos de fazer para cuidar deste espetáculo. Não tem explicação, foi um presente para todos nós. Tenho certeza que tudo o que vivi hoje não vou esquecer jamais”, disse, na ocasião, o ator Caique Gomes, que interpretou Jesus.
A encenação do Calvário retratou as últimas horas de Jesus Cristo antes da crucificação. Com produção técnica e cênica dos grupos Divino Ato e Porão, direção de Rafael Corrêa e Vinícius Zampieri, figurino e curadoria realizados pela Carminha Rezende e Ricardo Cione, a 38ª edição do tradicional evento religioso contou com a participação de cerca de 80 pessoas, entre atores, voluntários e produção.
A Caminhada do Calvário tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Ribeirão Preto, por Decreto-Lei nº 12.924, em dezembro de 2012. Do latim, Via Crucis é o Caminho da Cruz, o trajeto seguido por Jesus Cristo, do momento em que é condenado à morte até o sepultamento.
A encenação da Caminhada do Calvário é um costume que teve origem no século XI, onde os cristãos que percorriam os lugares sagrados em Jerusalém veneravam os pontos mais expressivos da Paixão de Cristo. Tal tradição veio para o Ocidente por intermédio de seus conquistadores e até hoje permanece, representando uma peregrinação da Via Dolorosa em Jerusalém.