Túnel imerso ligará Santos a Guarujá 

Author:


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta sexta-feira, 2 de fevereiro., as obras do túnel imerso que ligará os municípios de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. A solenidade também ocorreu em comemoração aos 132 anos do Porto de Santos. O empreendimento está incluído entre as obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será resultado de uma parceria público-privada (PPP), com R$ 5,8 bilhões em investimentos. 
 
O túnel Santos-Guarujá será o primeiro túnel imerso da América Latina, com 860 metros entre as margens. Ele ficará imerso sob o fundo do canal entre os dois municípios a uma profundidade de 21 metros. Em comunicado, a Presidência da República destacou que a obra beneficiará mais de cinco milhões de pessoas, incluindo 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista e os mais de quatro milhões de turistas que anualmente visitam Guarujá e o litoral norte paulista.  
 
Atualmente, para ir de uma cidade a outra pode-se utilizar o sistema de balsas, que faz o transporte de aproximadamente 23 mil veículos por dia, ou a Rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP-55). “Todos os dias, 80 mil pessoas cruzam o canal. Atualmente, a espera nas filas para cruzar o canal pode se alongar por horas e, com o túnel, as travessias vão demorar menos de dois minutos. A obra também irá proporcionar mais segurança às embarcações que escalam o porto santista para realizar operações”, diz a nota. 
 
A solenidade de ontem também ocorreu em comemoração aos 132 anos do Porto de Santos. Considerado o maior do hemisfério Sul, responsável por quase 30% da balança comercial do Brasil, o porto registrou em dezembro de 2023 movimentação recorde de 15,6 milhões de toneladas de cargas, crescimento de 29,1% em relação a dezembro de 2022. Com o resultado, o total movimentado no ano passado foi de 173,3 milhões de toneladas. 
 
DiálogoO governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) recebeu um pedido inusitado durante a cerimônia de comemoração aos 132 anos do Porto de Santos. “Volta para o PT, Tarcísio”, gritou um homem entre o público que acompanhava a solenidade. O aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não conteve a gargalhada. 
 
Além de celebrar o aniversário do Porto de Santos, o evento também marcou a assinatura de um termo de cooperação técnica para a execução de obras de um túnel que ligará Santos ao Guarujá. A intervenção ocorreu durante o discurso de Lula, no momento em que o presidente relembrava o passado do chefe do Executivo paulista durante as gestões petistas.  
 
Tarcísio nunca foi filiado ao Partido dos Trabalhadores, mas já integrou a gestão de Dilma Rousseff. No governo da petista, ele foi nomeado para a cúpula do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Além de relembrar a passagem de Tarcísio pelo Dnit, Lula afirmou que, em seu primeiro mandato, entre 2003 e 2006, havia conhecido Tarcísio quando o então engenheiro do Exército se envolvia nas obras do gasoduto Coari-Manaus. 
 
Tarcísio é um dos nomes cotados para disputar a Presidência em 2026 Bolsonaro, padrinho político do governador, está inelegível. “Vou me preparar para te derrotar nas próximas eleições, mas, da minha parte, não faltará respeito ao papel que você exerce em São Paulo. Eu e o (Geraldo) Alckmin éramos adversários, mas estamos casadinhos agora”, brincou Lula sobre o atual vice-presidente. 
 
Direcionando sua fala a Tarcísio, Lula afirmou que o governador “terá tudo que for necessário” para governar São Paulo. “Eu não estou beneficiando o governador, eu estou beneficiando o estado mais importante da federação com 42 milhões de habitantes”, acrescentou o presidente. 
 
Tarcísio de Freitas disse que as audiências públicas do túnel submarino devem estar abertas à participação pública até março. Com isso, a expectativa é que o leilão do projeto seja realizado ainda neste ano, e que as obras comecem em 2025. “A gente quer que essa audiência pública em março esteja marcada”, disse.  
 





Source link

Leave a Reply