Ribeirão Preto fechou 2023 com o total de 60.283 empresas ativas, sendo 311 unidades abertas somente no mês de dezembro. Os dados, levantados pela Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento, apontam que a cidade é a segunda do Estado de São Paulo em abertura de empresas no mês avaliado, considerando municípios com mais de 500 mil habitantes.
O aumento de 41,36% de empresas abertas em relação a novembro, quando foi constatado o registro de 220 unidades, coloca Ribeirão Preto com crescimento maior do que a média nacional e estadual. O estudo também analisou as atividades que mais geraram aberturas de empresas.
O maior resultado foi de “atividade médica ambulatorial restrita a consultas” com saldo de 77 no ranking Classificação Nacional das Atividades Econômicas (Cnaes), seguido de “serviços combinados de escritório e apoio administrativo” com 24 e “holdings de Instituições Não Financeiras”, com 19.
Do total de empresas atuantes na cidade, considerando os setores econômicos, o setor de “serviços” congrega a maioria das empresas ativas, com 33.108, o que representa 54,92%. O de “comércio” segue na segunda posição com 19.488 empresas.
“Construção” aparece em terceiro lugar com 4.357 empresas em Ribeirão Preto. Mantendo o perfil ribeirão-pretano, em relação ao porte, as microempresas seguem sendo a maioria, o que representa mais de 62% do total de novas empresas abertas.