Qual é o verdadeiro significado do nome “fevereiro”? Veja simbologia

Author:


Como o calendário gregoriano estabelece, fevereiro é o segundo mês do ano e um dos mais curiosos, principalmente pela simbologia. Neste contexto, muitos não sabem o verdadeiro significado de seu nome.

continua depois da publicidade

O mês de fevereiro possui uma origem que está relacionado com outros modelos de calendários, como o juliano e o lunissolar romano. Inclusive, é essa relação que explica o motivo de o mês ter até 29 dias. Entenda mais a seguir.

Qual é o significado do nome fevereiro?

Em primeiro lugar, o nome fevereiro deriva da palavra em latim februarius. Esse termo é inspirado na figura de Fébruo, considerado como o deus da morte na mitologia etrusca.

Além disso, é o deus da purificação, da limpeza energética e da transformação neste dogma. Curiosamente, a mitologia etrusca faz parte da cultura dos povos etruscos, que viveram na Etrúria por volta do século XIII a.C.

continua depois da publicidade

Posteriormente, essa civilização foi anexada à Roma no século IV antes de Cristo. Nessa época, o Império já havia se transformado em República Romana.

Apesar disso, elementos mitológicos e religiosos não se perderam. Esse é o caso da imagem e do culto ao deus Fébruo.

Em 690 antes de Cristo, o rei sabino Numa Pompílio, segundo monarca de Roma, estabeleceu uma mudança no calendário. Sobretudo, essa alteração afetou a ordem dos meses.

A partir de seu decreto, o período de celebração que acontecia no final do ano passou a ter um mês próprio. Na época, era comemorado o festival Fébrua, ou Februália, em homenagem ao deus etrusco.

continua depois da publicidade

Nesse festival, aconteciam diversos ritos de purificação visando a proteção das pessoas. Entre eles, alguns sacrifícios humanos com escravos de Roma para que o deus não punisse a ninguém

Com a decisão de Numa Pompílio, o festival passou a ter um mês próprio, se chamando februarius. Como o latim era o idioma oficial da Roma Antiga, criou-se esse nome específico que posteriormente se transformou em fevereiro.

Como era o calendário antes?

Antes da criação do mês de fevereiro pelo rei Numa Pompílio, o calendário funcionava de um jeito distinto. Nessa época, era composto por somente 10 meses, de modo que começasse em março e terminasse em dezembro.

continua depois da publicidade

No entanto, era organizado com base nas quatro estações e nos ciclos da Lua. Por conta dessa marcação, ficou conhecido como calendário lunar romano.

Um ano romano era composto por 304 dias, com seis meses tendo 30 dias e quatro meses com 31 dias de duração. Em específico, o ano começava a partir do equinócio de Primavera.

Conforme a mitologia romana narra, o fundador de Roma foi o irmão Rômulo, da história dos gêmeos Rômulo e Remo. Teria sido ele, em tese, que criou esse calendário distinto durante seu período de reinado, de 753 até 715 a.C.

Logo em seguida, seu sucessor foi Numa Pompílio, que passou a considerar o Sol como principal guia do calendário. Apesar da alteração, os ciclos da Lua também influenciaram, criando o calendário lunissolar romano.

Esse antecessor do calendário gregoriano tem esse nome por que coincide com os inícios das fases da Lua ao longo do tempo. Entretanto, também adiciona um mês extra para que se complete um ano solar.

A partir do reinado de Pompílio, o calendário passou a ter o mês de janeiro, ou Januarius, com 29 dias e o mês de fevereiro, ou Februarius, com 28 dias. O calendário, assim, passou a ter 355 dias.

Compartilhe esse artigo



Source link

Leave a Reply