O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Estado de São Paulo não emitiram novo alerta de temporais para a região de Ribeirão Preto, mas ainda podem ocorrer tempestades durante a semana, comuns durante o verão. Há risco de rajadas de vento, potencializando os riscos de queda de árvores e alagamentos.
Em alguns dias, porém, a chuva pode ser isolada – apenas em uma região da cidade. Conforme o Inmet, se surpreendidas nas ruas por fortes rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores.
Se for necessário parar os veículos, motoristas também devem evitar estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda (outdoor). Em casa, é recomendável desligar aparelhos elétricos, tirando os plugues da tomada.
Ajuda ou orientações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193). O calorão deu uma trégua nos últimos dias, com clima mais agradável, principalmente na madrugada. A previsão para esta semana é de temperatura acima de 30 graus Celsius, de manhã e à tarde, com queda à noite.
A Defesa Civil de Ribeirão Preto monitora o município, com patrulhamento preventivo. Em 18 de janeiro, a temperatura chegou a 36 graus Cesius na cidade, segundo o Climatempo, após indicar 35ºC no dia anterior. No início da primavera, no ano passado, os termômetros de rua chegaram a marcar 45ºC.
Os dias mais quentes foram 26 de setembro e 14 de novembro, quando a temperatura subiu para 41 graus. A sensação térmica chegou a 43ºC. Segundo o Climatempo, são esperados 84 milímetros de chuva entre esta quarta-feira (31) e domingo, 4 de fevereiro, mas o quadro pode mudar de um dia para outro – os dados são alterados a todo momento.
O pico está previsto para sexta-feira (2), quando são esperados 30 mm. Apesar da previsão de chuva, a umidade relativa do ar pode despencar para 16% nesta terça-feira (30), subindo para 19% no dia seguinte. Para esta segunda-feira (29), o mínimo estimado era de 15%. O máximo da semana será de 98%, segundo o Climatempo.
O mínimo ideal é de 60%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), umidade relativa do ar abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.
Para esta terça-feira não há previsão de chuva. Os termômetros devem marcar entre 20ºC e 33 graus e a umidade entre 16% e 47% durante todo o período.
Na quarta-feira, os termômetros devem marcar entre 20ºC e 34ºC, com a umidade entre 19% e 56%. São esperados 15 mm de chuva.
Para quinta-feira (1º), a previsão é de 20 milímetros de chuva. A temperatura mínima será de 19ºC e a máxima, de 33ºC. A umidade varia de 37% a 81%. Na sexta-feira (2), os termômetros devem marcar entre 20ºC e 29 graus. A umidade relativa do ar fica entre 50% e 98%.
São esperados 30 mm de chuva. O cenário no sábado, dia 3, é de temperatura mínima de 21ºC e máxima de 30ºC. A umidade varia de 53% a 92%, com previsão de sete milímetros chuva. No domingo (4), os termômetros devem marcar entre 21 graus e 29Cº. A umidade fica entre 56% e 89%. Pode chover doze milímetros, segundo o Climatempo.