Segundo a Secretaria da Educação de Ribeirão Preto, os dados da Avaliação de Fluência Leitora, promovida pelo governo de São Paulo e a Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foram divulgados, e os estudantes dos segundos anos do ensino fundamental chegaram a 57% de leitores, contra 47% em julho do ano passado, aumento de 21%na rede pública municipal.
Os dados da avaliação foram obtidos entre fim de novembro e princípio de dezembro de 2023. A rede municipal avaliou 87% dos estudantes matriculados no segundo ano do ensino fundamental, ou seja, mais de 2.350 alunos da rede tiveram seus desempenhos de leitura registrados.
Foram avaliados por meio do uso de plataforma externa desenvolvida pelo Caed/UFJF, onde os dados foram enviados pelos docentes das unidades por meio de aplicativo ou site em todas as 30 unidades escolares da rede que têm salas de segundo ano.
O número de estudantes considerados pré-leitores na rede diminuiu significativamente. A Fundação Caed divide estes estudantes em quatro níveis, sendo os níveis 01 e 02 para o aluno que ainda não elabora sílabas em sua leitura. Estes índices diminuíram de 28% em julho para 18% em dezembro, queda superior a 35%.
“O esforço das ações e projetos educacionais da nossa rede nos mostram os resultados. Esta é a primeira vez que fazemos avaliações seguidas de leitura em larga escala em nosso município, observando os dados das escolas públicas de maneira particularizada”, pontua o secretário da educação, Felipe Elias Miguel.
“Estamos buscando uma nova compreensão da educação em nossa cidade, participando do Saresp, Saeb e aplicando periodicamente as avaliações contratadas junto à Vunesp. Com esse trabalho, estamos atuando no cumprimento do nosso programa municipal de alfabetização e letramento”, emenda.
Fluência leitora – A avaliação ocorreu de forma presencial com o objetivo de analisar o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos. Durante o processo, os professores gravaram a leitura no celular, pelo aplicativo exclusivo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, que também disponibilizou os cadernos de provas para impressão na plataforma online.
Depois, os áudios foram avaliados para que houvesse um diagnóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes. A atividade prática permitiu avaliar a capacidade dos estudantes de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à etapa escolar correspondente, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.
Análise do desempenho – Para a análise do desempenho em leitura do estudante, foram levados três critérios: precisão, que é a capacidade de ler corretamente as palavras escritas; velocidade ou automaticidade, que diz respeito à realização de uma leitura fluida, sem grandes pausas e dificuldades; e prosódia, que aponta para o uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos do discurso, como a pausa na vírgula e a entoação interrogativa em uma pergunta.