No dia 30 de janeiro, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, a secretaria municipal da Saúde orienta os munícipes que ao perceber qualquer sintoma, procure imediatamente uma unidade de saúde de Ribeirão Preto.
Fique atento aos sinais da hanseníase:
- Manchas claras ou avermelhadas na pele
- Perda ou diminuição da sensibilidade em manchas da pele
- Dormência ou formigamento nas mãos e pés
- Dor ou sensibilidade nos nervos
- Edema ou nódulos na face e orelhas
- Ferimentos ou queimaduras indolores nas mãos ou pés
Embora seja uma das doenças mais antigas da humanidade, a doença ainda é um grave problema de saúde pública no Brasil, atingindo quase 30 mil pessoas por ano. Ribeirão Preto é classificado como município de alta endemia, ou seja, no município, a hanseníase também é um importante problema de saúde pública.
A hanseníase é uma doença infecciosa que afeta principalmente a pele e os nervos. É causada pela bactéria Mycobacterium leprae e a transmissão acontece pelo ar, sobretudo em situações de contato próximo e prolongado, como entre pessoas que moram na mesma casa.
Ações da campanha “Janeiro Roxo: todos contra a hanseníase”, em parceria com os voluntários do MORHAN, contam com a distribuição de panfletos com orientações sobre a doença, atividades educativas nas salas de espera das unidades de saúde, prática de exercícios e bate-papos esclarecendo as dúvidas da população.
As unidades de saúde também foram decoradas com tema relacionado a prevenção da doença, bem como a Tv Conecta das unidades de saúde, exibem diariamente, vídeos educativos sobre a hanseníase.
Questionário
Outra ação desenvolvida é a aplicação do Questionário de Suspeição de Hanseníase. O QSH está sendo aplicado pelos profissionais de saúde nas 47 unidades de Atenção Primária à Saúde e a meta é que sejam aplicados mais de dois mil questionários ao longo da campanha Janeiro Roxo.