Dessa, Biden gostou: Trump reage a ataque de rival sobre gafes e idade avançada

Author:


Quem nunca ouviu o ditado que diz que nada melhor do que um dia atrás do outro? Pois é exatamente isso que o presidente dos EUA, Joe Biden, deve estar pensando sobre seu principal rival político, Donald Trump

O republicano repetidas vezes usou a idade de Biden, que no final do ano passado completou 81 anos, como o ponto fraco do democrata na campanha eleitoral que o conduziu à Casa Branca, em 2020.

Trump dizia que Biden estava velho demais para ser presidente e que sua saúde não permitiria que ele terminasse o mandato. Ele chegou também a exibir em sua campanha trechos de discursos nos quais Biden se confundia ou esquecia o que iria falar, chegando a rir muitas vezes do democrata.

Só que agora, o jogo virou e é Trump que ouve de sua concorrente à indicação republicana para as eleições de 5 de novembro que ele está velho demais. 

Trump é igual vinho?

Trump tem 77 anos e, se levar a nomeação do Partido Republicano para concorrer à Casa Branca, vai chegar nas eleições de novembro um pouco mais velho, com 78 anos. 

Nikki Haley, sua rival partidária, é mais de 20 anos mais nova. A ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora dos EUA na ONU, completou recentemente 52 anos. 

Mas, segundo Trump, ele é como vinho: fica melhor com o passar dos anos. “Sou mais perspicaz agora do que há 20 anos”, disse ele reagindo aos recentes ataques à sua idade.

PODCAST TOUROS E URSOS – O ano das guerras, Trump rumo à Casas Branca e China mais fraca: o impacto nos mercados

Os deslizes de Trump

Nos últimos dias, Haley acusou Trump de estar confuso e questionou a capacidade de ele ser presidente na sua idade.

“Então ele não terá problemas em entrar em um debate comigo, porque esse é o teste de competência mental definitivo para qualquer candidato à presidência”, disse Haley. 

Trump recusou-se a participar de qualquer um dos debates da indicação republicana e recusa-se a debater com Haley.

Em resposta à declaração da rival, Trump defendeu que os candidatos presidenciais façam testes cognitivos — um desafio que a própria Haley já havia feito ao ex-presidente. 

A provocação da ex-governadora da Carolina do Sul a Trump acontece depois que ele cometeu alguns deslizes. 

Durante um discurso no dia 19 de janeiro, Trump confundiu Haley com a ex-presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, a democrata Nancy Pelosi. 

Em outra ocasião, o republicano também sugeriu que o ex-presidente dos EUA, o democrata Barack Obama, ainda estava no cargo.

O uso da idade e das confusões de Trump acontece em um momento no qual Haley surge como a única opção ao republicano para a indicação à candidatura pelo partido — e ela está bem atrás nessa corrida. 

“É hora de acabar com isso”, disse Trump, referindo-se à disputa pela nomeação. 

Ele aparece na frente de Haley nas pesquisas de opinião na Carolina do Sul e ela não tem um caminho claro para a indicação — um fato que até Biden já reconheceu. 

Após a vitória de Trump nas primárias de New Hampshire, em 23 de janeiro, a campanha de Biden emitiu um comunicado, dizendo: “Agora está claro que Donald Trump será o candidato republicano”.

*Com informações da Reuters



Source link

Leave a Reply