O resultado do Provão Paulista, programa do Governo do Estado de São Paulo, que garante acesso aos estudantes do ensino público a universidades e faculdades do estado, será divulgado nesta sexta-feira (26), às 14h.
A divulgação do resultado e da primeira chamada unificada será pelo portal Provão Paulista Seriado. As matrículas dos aprovados vão acontecer entre os dias 29 e 30 de janeiro.
Com exceção da Univesp, que os cursos terão início no segundo semestre, todas as matrículas dos outros locais são para o início das aulas neste primeiro semestre.
Para os estudantes que concluíram o ensino médio no ano passado, são mais de 15 mil vagas diretas para diversos cursos superiores nas principais universidades estaduais.
Confira os locais onde aprovados podem cursar o Ensino Superior:
- Universidade Estadual Paulista (Unesp)
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Universidade de São Paulo (USP)
- Faculdade de Tecnologia (Fatec)
- Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)
Entenda como funciona a nota do Provão Paulista
As notas serão somadas ao longo dos anos, sendo que a prova da 3ª série terá maior peso do que a da 2ª série, que consequentemente será maior do que a da 1ª série.
Para este ano, segundo a Secretaria de Estado da Educação, o cálculo será feito 30% a parte de múltipla escolha, mais 50% da múltipla escolha e 20% da redação realizada na 3ª série.
Em 2025, pela primeira vez será usado o desempenho do aluno ao longo das três séries do ensino médio. Desta maneira, o estudante que em 2023 estava na 1ª série, as questões de múltipla escolha valem 15% do total. Na 2ª série, em 2024, o percentual será de 25% e, no 3º ano, em 2025 as questões vão valer 40% da nota e 20% da redação.
SAIBA MAIS
Morre em Ribeirão Preto o radialista Ricardo Tardelli, aos 81 anos
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Corinthians: veja lista de trapalhadas de Augusto Melo