O IPCA-15 vazou! Agora o IBGE quer saber como — e por que — isso aconteceu

Author:


O IPCA-15 trouxe uma desaceleração da alta dos preços bem mais intensa do que a esperada em janeiro.

No entanto, o que roubou a cena foi um incidente incomum envolvendo a divulgação da prévia da inflação oficial.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) planejava divulgar o índice de preços por volta das 9h, horário determinado para a maioria de suas publicações.

Cerca de uma hora antes, porém, já estava disponível no site do IBGE a informação de que o IPCA-15 de janeiro de 2024 havia avançado 0,31% em relação a dezembro de 2023.

Rapidamente, a informação vazada começou a circular entre grupos de economistas no WhatsApp.

  • ONDE INVESTIR EM 2024: Descubra o que esperar do cenário econômico brasileiro e internacional e quais são os melhores investimentos para a sua carteira, em diferentes classes de ativos. Clique aqui.

Como veio o IPCA-15 afinal

Quando os detalhes do IPCA-15 vieram à tona, confirmou-se a variação positiva de 0,31% em janeiro. A informação vazada, portanto, era correta.

Aproveitemos então para entrar em detalhes.

A variação de janeiro representou uma desaceleração em relação à alta de 0,40% na passagem de novembro para dezembro de 2023.

O indicador veio abaixo não só da mediana das estimativas (+0,47%), mas também do piso das projeções dos economistas consultados pelo Broadcast (+0,38%).

Já no acumulado em 12 meses, o IPCA-15 subiu 4,47% em janeiro. Trata-se de uma desaceleração em relação ao índice cheio de 2023 (+4,72%).

O dado também veio abaixo tanto da mediana (+4,63%) quanto do piso das estimativas (+4,54%).

Mas voltemos ao vazamento do dado no site do IBGE.

A publicação integral do IPCA-15 estava prevista para as 9h.

Para que todas as informações estejam disponíveis estejam no ar no horário, é natural que alguém comece a carregar as informações no sistema antes da publicação.

Para tanto, o IBGE recorre a um sistema interno de recuperação automática identificado pelas iniciais Sidra.

Cerca de uma hora antes, a informação da variação mensal já aparecia na capa do site.

O IBGE agora quer saber como e por que isso aconteceu.

Em nota oficial divulgada em sua página na internet, o IBGE confirmou a publicação antecipada do indicador e a atribuiu o incidente a uma falha técnica.

“O IBGE relata que, diante de um problema técnico computacional de horários em seus equipamentos servidores, este processo, que é automático, acabou sendo adiantado em uma hora”, informa o órgão.

Ainda de acordo com a nota, o IBGE informa que sua área técnica “está verificando o ocorrido para as devidas providências”.

*Com informações do Estadão Conteúdo.



Source link

Leave a Reply