Golpe da falsa central de atendimento: como se proteger?

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Sabe aquela ligação de número desconhecido que evitamos porque pode ser um golpe? E se o número for de uma empresa conhecida, você atenderia? Para aplicar o golpe da falsa central de atendimento, os golpistas utilizam um aplicativo para simular o número de telefone de instituições financeiras ou empresas.

Ao atender a ligação, os golpistas tentam coletar informações pessoais importantes, como senhas de acesso, conta bancária e mais. Entenda como funciona esse golpe financeiro e confira dicas para se proteger.

Como funciona o golpe da falsa central de atendimento?

O golpe da falsa central de atendimento é um crime que ocorre por ligação ou por mensagem. Os criminosos entram em contato com as vítimas alegando serem funcionários do banco ou de empresas reais. Ainda, podem enviar uma mensagem solicitando que o cliente entre em contato por um número 0800.

Esse tipo de golpe financeiro ocorre quando os golpistas informam que houve uma movimentação bancária suspeita na conta da vítima e, para resolver a situação, precisam da confirmação de dados, como senhas, código de token físico e mais. Quando alegam ser da loja de compras, os criminosos solicitam senhas, mas também que a pessoa baixe o aplicativo de segurança do banco. Porém, esse aplicativo é falso e serve para roubar os dados da vítima.

O que geralmente confunde a vítima é que os golpistas entram em contato já sabendo informações básicas como seu próprio nome, gerando a credibilidade de funcionários reais.

Qual o perigo do golpe da falsa central de atendimento?

Com os dados da vítima, os golpistas conseguem realizar compras, transferências bancárias, solicitar empréstimos e mais. Afinal, eles possuem dados bancários, senhas e todo tipo de acesso que somente a pessoa teria. Em alguns casos, conseguem também acessar remotamente o celular ou o computador pessoal da vítima.

Para realizar os golpes, os criminosos geralmente utilizam técnicas de engenharia social para gerar um senso de urgência nas vítimas.

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Como se proteger?

Para se proteger do golpe da falsa central de atendimento, siga as 5 dicas abaixo:

  1. Não informe dados pessoais: nenhuma instituição financeira solicita dados bancários, senhas, código de segurança do cartão ou código token. Além disso, nenhuma instituição pede que você vá a um caixa eletrônico;

  2. Não baixe aplicativos suspeitos: se precisar baixar um aplicativo, faça o download somente nas lojas oficiais, como Google Play Store e App Store. Evite clicar em links enviados por mensagens ou e-mail, pois podem ser trojans ou vírus utilizados para o roubo de dados;

  3. Cuidado com o senso de urgência: não tome nenhuma atitude na pressa. Os criminosos se aproveitam desse senso de urgência para que você não consiga pensar e fazer o que eles querem. Se ficou na dúvida, desligue o telefone, aguarde meia hora e entre em contato através dos canais oficiais da empresa;

  4. Atenção às transferências bancárias: jamais realize nenhum tipo de transferência sem verificar todos os dados. Repare que os golpistas vão solicitar que você deposite algum valor na conta bancária de alguma pessoa física, e não da empresa;

  5. Cuidado ao desligar o telefone: as ligações podem ficar conectadas mesmo após desligar o telefone. Portanto, caso você já realize outra ligação em seguida, corre o risco de ser monitorado. Por isso, ao desconfiar do golpe, aguarde cerca de 30 minutos para realizar ligações.

Entenda melhor como identificar golpes financeiros e evitá-los com Marina D’Aulisío, gerente comercial da CashMe, no vídeo abaixo:

Como os criminosos conseguem os dados da vítima?

Os criminosos conseguem os dados da vítima de várias formas, como vazamento de dados, comprando por meios ilegais ou aplicando o golpe conhecido como phishing. Nele, os criminosos criam um site ou uma mensagem semelhante aos canais oficiais. Dessa forma, você se sente seguro para colocar dados pessoais pensando que é algo legítimo.

Os criminosos também utilizam aplicativos que simulam o número de telefone oficial das empresas e instituições financeiras. Dessa forma, quando você verifica o número que está entrando em contato, parece ser o verdadeiro.

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Caí no golpe, o que fazer?

Todas as pessoas estão suscetíveis a serem vítimas desses golpes, afinal, esses criminosos estudam diversas técnicas de engenharia social e utilizam tecnologias diferentes para aplicar os golpes. Se você caiu no golpe da falsa central de atendimento e realizou alguma transferência, entre em contato com a instituição financeira imediatamente e informe o ocorrido.

Além disso, cancele o cartão de crédito para impossibilitar futuras compras dos criminosos e faça um boletim de ocorrência para evitar maiores problemas. Se possível, cancele possíveis solicitações de empréstimos ou compras no seu nome.

Falando em empréstimo, se você está planejando solicitar um, saiba que nenhuma instituição financeira pode solicitar valores antecipados para liberação do crédito. Esse valor antecipado é um tipo de golpe financeiro que poucas pessoas conhecem, por isso, veja as opções e dicas de empréstimo confiável.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também como funciona o empréstimo como garantia de imóvel. Até a próxima!



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