A Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza ações com foco no combate à degradação da natureza, com bases sustentáveis, considerando o conjunto urbano e ambiental, em busca da qualidade de vida dos seus cidadãos. O plantio adequado de árvores garante mais sombreamento e contribuem para regular a temperatura e umidade.
Elas absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, melhorando a qualidade do ar. Nesse sentido, a colaboração da população de Ribeirão Preto para garantir uma cidade mais arborizada é de extrema importância. Nos anos de 2022 e 2023, foram incentivados o plantio de mais de 4.500 novas mudas plantadas em áreas públicas com a participação de voluntários.
Também foi realizado o plantio de mais 24 mil árvores com o cumprimento de termos de compromisso. A Secretaria de Meio Ambiente realiza a doação das mudas por meio do Horto Florestal Ângelo Rinaldi, que também faz a orientação de plantio adequado, indicando, ainda, os locais adequados para a realização dessa atividade.
A Divisão de Áreas Verdes e a Divisão de Educação Ambiental colaboram nas ações de plantio orientando e instruindo a população, empresas, instituições e escolas interessadas em ações educativas sobre como realizar o plantio de maneira correta, desde a escolha do local adequado, abertura dos berços (covas), adubagem, colocação das estacas, entre outras etapas.
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Laurindo Antônio da Silva, o trabalho de orientação é fundamental para melhorar a condição de cobertura vegetal da cidade. “Espécies inadequadas pelo porte e formato das raízes, assim como o distanciamento e local inadequado do plantio, podem gerar inúmeros problemas”, diz.
A orientação para o plantio voluntário é uma ferramenta, que realizada corretamente, ajuda na revitalização e estruturação das áreas verdes e vias públicas”, destaca o secretário municipal do Meio Ambiente. A pasta Secretaria oferece uma cartilha digital disponível no site oficial da prefeitura de Ribeirão Preto.
Pelo formulário é possível encaminhar à Secretaria de Meio Ambiente a solicitação para autorização de plantio, anexando dados pessoais, indicação da área, da localização das mudas com o descritivo da indicação das espécies, espaçamentos e distribuição das mudas.