Sheryl Sandberg, membro do conselho da Meta há 12 anos e ex-diretora de operações da big tech, anunciou em um post no Facebook na quarta-feira (17) que deixará o conselho de administração da empresa.
Sandberg, que atuou como COO da Meta, controladora do Facebook, de 2008 a 2022, disse que não se candidatará à reeleição do conselho em maio, mas continuará trabalhando para a empresa como consultora. “Parece o momento certo para sair”, escreveu ela.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A bilionária agradeceu ao fundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e aos outros membros do conselho por sua parceria e também recebeu um agradecimento de Zuckerberg, que reconheceu suas contribuições para a companhia.
A Forbes estima que o patrimônio líquido de Sandberg seja de US$ 1,9 bilhão, o que a posiciona em 17º lugar na lista das mulheres mais ricas e que construíram suas fortunas sozinhas.
A executiva e conselheira vendeu mais do que 90% das suas ações da Meta entre 2013 e 2022 (quando já tinha vendido mais de US$ 1,8 bilhão em ações).
Trajetória de Sheryl Sandberg
Sandberg, 54 anos, atuou como gerente geral da unidade de negócios do Google antes de ingressar na Meta. Mais tarde, ela assumiu o comando do braço filantrópico com fins lucrativos do Google em 2004.
A executiva americana se tornou a primeira diretora de operações da Meta, conhecida como Facebook à época, ingressando na empresa em 2008.
Defensora das mulheres nos negócios, em 2013 ela publicou o livro “Lean In: Women, Work, and the Will to Lead” (“Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar”) em 2013. Sandberg deixou o cargo de diretora de operações em 2022 para se concentrar no seu trabalho filantrópico.