Executiva de marketing, Raquel Paternesi traz no currículo um olhar voltado para tecnologia e inovação na indústria de alimentos. Foi responsável pela transformação digital do Bob’s, pela construção de novas marcas da Cacau Show e, agora, assume como CMO da Bloomin’ Brands, a holding dona dos restaurantes de comida australiana Outback, além das marcas Abraccio e Aussie Grill. “A tecnologia não só aprimora a eficiência operacional, mas também fornece dados para personalizar a experiência do cliente”, diz ela sobre a importância de, como líder, dominar e investir em tecnologia.
A executiva, que iniciou a carreira há 25 anos como secretária no Walmart, estava crescendo profissionalmente quando decidiu fazer uma pausa para se dedicar à maternidade. Foi estudar nos Estados Unidos e, de volta ao Brasil, tornou-se franqueada da Cacau Show. “Enquanto alcançava resultados positivos à frente de duas franquias, fui convidada a integrar o time de gestão da marca” – o que, segundo Raquel, foi o turning point da sua carreira.
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Como diretora de marketing da empresa, esteve à frente do lançamento de mais de 300 produtos ao ano e da construção das marcas LaCreme e Bendito Cacao. Mais tarde, no Bob’s, lançou o aplicativo próprio da empresa e liderou as estratégias de mais de 1.000 pontos de venda no país. Mais recentemente, atuou como diretora de marketing global da Fini, à frente da expansão da marca espanhola.
Abaixo, Raquel conta como se desenvolveu para chegar à posição atual e como se mantém atualizada sobre as transformações dos mercados, das marcas e das tecnologias.
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Forbes: O que você acredita que te destacou para assumir essa posição?
Raquel Paternesi: Minha experiência inclui liderança em empresas de destaque, como a Cacau Show, onde construí as marcas LaCreme e Bendito Cacao, e o Bob’s, onde iniciei uma transformação digital marcante para a marca, que está no mercado há 70 anos.
Tenho uma compreensão aguçada do cenário competitivo, aliada à habilidade de superar desafios, o que fortalece minha aptidão para esta posição, além da minha afinidade com a Bloomin’ Brands.
F: Quais habilidades você precisou desenvolver ao longo da carreira?
RP: Em primeiro lugar, destaco a importância do aprendizado contínuo. Investir tempo e esforço para adquirir novas competências, acompanhar as tendências do mercado e absorver as inovações tecnológicas tornou-se uma prática indispensável para o sucesso na área de marketing.
Outro ponto foi a capacidade de aprender com os erros. No contexto do marketing, em que as estratégias podem variar e os resultados nem sempre são previsíveis, a resiliência e a habilidade de extrair lições mesmo em momentos desafiadores, são essenciais. Isso não apenas contribui para o aprimoramento pessoal, mas também para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes.
F: O que você aprendeu nas passagens por diferentes empresas do setor de alimentos?
RP: Como CMO no setor de alimentos, compreendi a importância da inovação em um ambiente altamente competitivo. Incentivar melhorias em produtos, processos e modelos de negócios, com olhar para a diversidade cultural e de paladar no Brasil.
A agilidade na adaptação às mudanças do mercado e uma gestão minuciosa da cadeia de suprimentos são cruciais. Isso envolve desde parcerias estratégicas até garantir a segurança alimentar, essenciais para preservar a qualidade e assegurar a continuidade operacional.
Também aprendi a importância de adotar uma abordagem tecnológica no ponto de venda. Ela é uma aliada poderosa na construção de conexões autênticas com os clientes, promovendo não apenas a eficiência operacional, mas também um ambiente mais envolvente e adaptado às necessidades do consumidor no dinâmico cenário do food service.
F: O que mais você aprendeu ao longo dessa jornada?
RP: Aprendi que conciliar vida e trabalho exige uma gestão eficiente do tempo e priorização de tarefas. Estabelecer limites claros, delegar responsabilidades e investir em automação são estratégias-chave para otimizar a produtividade. Além disso, valorizo a importância de cuidar da saúde mental e física.
F: Qual foi o turning point da sua carreira?
RP: Minha trajetória na Cacau Show. Ao gerenciar duas franquias da marca, compreendi a dinâmica única do vendedor franqueado. E os desafios e sucessos dessa jornada me levaram a assumir papéis importantes, primeiro como gerente de produtos e, posteriormente, como diretora de marketing.
F: Como você se mantém atualizada em relação às mudanças dos mercados, das marcas e principalmente das tecnologias?
RP: Busco atualização por meio de fontes de notícias especializadas, leitura de livros, podcasts, participação em eventos do setor, feiras e congressos como NRA, Galunion Insights e Web Summit. Acompanho relatórios de tendências, como Oxygen, Ark, Shelovefuture, e referências tradicionais como Harvard Business Review.
No contexto das marcas, analiso estratégias de marketing, estudando casos de sucesso e insucesso. Em relação à tecnologia, estou sempre experimentando novas ferramentas e plataformas para compreender seu impacto e funcionalidade no mercado, o que me permite trocar insights e experiências com colegas e especialistas.
F: Qual a importância de um profissional C-Level dominar o uso da tecnologia – tanto no dia a dia das suas funções quanto para propor inovações?
RP: Operamos no segmento de comfort food, que possui uma sinergia natural com o universo digital. Hoje, a tecnologia não só aprimora a eficiência operacional, mas também fornece dados para personalizar a experiência do cliente, com insights valiosos sobre as preferências e comportamentos dos consumidores.
Durante minha passagem pelo Bob’s, além de termos lançado o aplicativo próprio da marca, o Chama o Bobs, também promovi evoluções na plataforma Bob’s Fan, uma estratégia inovadora para aprimorar a comunicação com os consumidores, transcendendo a simples oferta de produtos e descontos. Enfrentamos com sucesso a curva de aprendizado associada às plataformas de marketplace, como iFood, Uber Eats e Rappi, fortalecendo a presença da marca nesses canais.
F: Como tem sido seu onboarding na empresa? Qual a importância de fazer treinamentos na cozinha e ter contato com profissionais de diferentes níveis?
RP: Minha experiência de onboarding foi mais do que uma introdução formal. Foi uma jornada de três semanas, com treinamento completo e envolvente, onde mergulhei de cabeça em diversas atividades, desde o agito da cozinha até o calor do atendimento ao cliente. Na Bloomin Brands todos os profissionais que adentram a companhia passam por treinamentos na cozinha e no salão, antes de iniciar a atividade no escritório. Essa experiência é importante para nos conectar com o que fazemos aqui na empresa e eleva o padrão técnico, proporcionando insights valiosos para daqui em diante.
F: O que você gostaria de ter ouvido no início e que poderia ter feito a diferença?
RP: Entender desde o início a importância da adaptabilidade e resiliência teria sido um guia valioso em minha trajetória. A capacidade de se ajustar às mudanças e superar obstáculos não apenas fortalece a gente no papel de líder, mas também possibilita a navegação mais suave em diferentes cenários no âmbito pessoal.
Por quais empresas passou
Fini Company, Bob’s, Cacau Show, Cadbury Adams, Walmart, e atualmente Bloomin’ Brands
Formação
MBA em Marketing Estratégico pela ESPM, liderança e finanças pela John Brown University e transformação digital pela FIA
Primeiro emprego
Secretária bilíngue no Walmart
Primeiro cargo de liderança
Gerente de marketing e produtos no Walmart
Tempo de carreira
Cerca de 25 anos