O domínio do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas prévias de Iowa — a primeira disputa de indicação da campanha de 2024 do Partido Republicano — não representou uma vitória apenas para o político.
Na realidade, a margem confortável de Trump na votação fez com que as ações da Digital World Acquisition atingissem o maior patamar desde julho do ano passado.
A companhia encerrou o pregão desta terça-feira (16) em alta de 29% na Nasdaq.
Mas os papéis da Digital World Acquisition não foram os únicos a tomar impulso com a vitória de Trump nas prévias de Iowa.
As ações da Phunware, uma empresa de software pequena que atuou na campanha de reeleição de Trump em 2020, dispararam 453,49% nesta terça-feira (16) — mas já recuaram mais de 60% no after market em Wall Street.
Por sua vez, a plataforma de vídeo conservadora Rumble, parceira de Trump desde 2022, fechou em alta de 15% hoje.
A disparada da parceira da rede social de Trump
A Digital World Acquisition é uma SPAC (Special Purpose Acquisition ou uma empresa com propósito especial de aquisição) — isto é, sem operação comercial e com dinheiro em caixa para investir em outros negócios — e pretende se fundir ainda neste ano com o Trump Media & Technology Group, operador da plataforma de mídia social trumpista Truth Social.
A rede social foi inaugurada em 2022 com a promessa de ser uma “alternativa às redes sociais criadas no Vale do Silício” — como o Facebook e o Twitter, aos quais Trump foi suspenso temporariamente.
A Truth Social tem lutado para ganhar força desde seu lançamento, em 2022. Entretanto, desde a fundação, a controladora Trump Media & Technology Group acumula um prejuízo superior a US$ 30 milhões.
A plataforma ainda lida com os desafios para expandir a base de usuários para além de Trump e de seus apoiadores — e conta com menos de 5% das visitas mensais do X, antigo Twitter, de acordo com a empresa de tecnologia Similarweb.
Mas apesar do baixo número de internautas e de ter recuperado sua conta no Twitter, Trump permanece um usuário fiel e ativo na plataforma republicana.
As ações da Digital World Acquisition têm estado voláteis desde a abertura de capital (IPO) em 2021 — e, no ano passado, a companhia estendeu o prazo para se fundir com a rede social de Trump pela quarta vez.
VEJA TAMBÉM: TOUROS E URSOS – Você acha que o Seu Dinheiro “fez o L”? Aqui vai nossa real opinião sobre o 1° ano de Lula
A vitória de Donald Trump em Iowa
Na última segunda-feira (15), Donald Trump derrotou seus dois principais rivais nas primárias republicanas em Iowa: o governador da Flórida, Ron DeSantis, e a ex-embaixadora das Nações Unidas, Nikki Haley.
Trump obteve 51% dos votos, enquanto 21% foram para DeSantis e os 19% restantes, para Haley.
A vitória do ex-presidente nas convenções presidenciais republicanas ajudou a consolidar sua posição como líder do partido na nomeação para a disputa presidencial deste ano, marcada para 5 de novembro.
A votação aumentou as expectativas de investidores de que Trump poderá enfrentar o atual presidente norte-americano, Joe Biden, na corrida à Casa Branca.
“Seja republicano ou democrata ou liberal ou conservador, seria tão bom se pudéssemos nos unir e endireitar o mundo e endireitar os problemas e endireitar toda a morte e destruição que estamos testemunhando e que praticamente nunca foi como isso”, disse Trump aos apoiadores durante o discurso de vitória na segunda-feira.
*Com informações de Bloomberg e CNBC.