Após 2 anos: Entenda a situação do restauro dos museus do Café e Histórico de Ribeirão

Author:


Mais de dois anos após a apresentação do projeto de restauro do complexo dos museus Histórico e do Café de Ribeirão Preto, o Conppac (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural) aprovou, nesta segunda-feira (15), o projeto de construção da Reserva Técnica.

De acordo com o Secretaria da Cultura e Turismo, esta etapa é importante já que, apenas após a construção do prédio da Reserva Técnica, que os museus poderão ser restaurados. Já que o acervo poderá ficar armazenado no espaço.

O presidente do Conppac, Lucas Pereira, afirma que o projeto aprovado seguiu as adequações solicitadas pelos conselheiros em reunião anterior, em atendimento aos aspectos ambientais e paisagísticos do entorno, levando em consideração as construções coloniais dos museus.

Ele afirma que o projeto anterior causava problemas ambientais no espaço. “O projeto aprovado hoje foi o melhor possível para o local neste momento, por respeitar as normas de sustentabilidade, do meio ambiente e de patrimônio histórico. Será um legado para Ribeirão Preto pelos próximos 50 a 100 anos”.

A Reserva Técnica ficará localizada próxima ao Coreto do Complexo dos Museus e terá uma área total de construção de mil metros quadrados. Após está etapa, ainda será necessário aprovar o projeto de restauro dos museus, que ainda deverá ser deliberado pelo Conppac.

Promessa antiga

Em dezembro, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), disse em entrevista ao acidade on Ribeirão e à rádio CBN Ribeirão, que o projeto de restauro ainda não tinha caminhado porque a prefeitura ainda estavam fazendo ajustes no projeto e, após essa etapa, seria iniciada a licitação.

“Naquele momento [quando o projeto foi apresentado], a gente não tinha dinheiro. Hoje, felizmente, nós temos recursos para fazer todos os investimentos que já foram entregues, inclusive o que ainda estamos por fazer”, disse o executivo, citando o restauro dos museus.

Os museus Histórico e do Café estão fechados desde março de 2016, quando parte do teto do primeiro desabou. O madeiramento atingiu o primeiro órgão da Catedral de Ribeirão Preto.

Tanto o Museu do Café (inaugurado em janeiro de 1955), quando o Museu Histórico (março de 1951) ficam ao lado do complexo que abriga o campus de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo).

VEJA A ENTREVISTA

SAIBA MAIS
Veja a previsão do tempo para Ribeirão Preto nos próximos 10 dias

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
BBB 24: MC Bin Laden tem nome envolvido em briga de Davi e Nizam e brothers discutem





Source link

Leave a Reply