As últimas edições do podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro, deram o que falar. Em mensagens por e-mail e nas redes sociais, muita gente discordou das nossas escolhas para touros e ursos de 2023, mas sobretudo quando escolhemos como touros nomes ligados ao governo Lula, ou demos um urso para o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Fomos criticados por aparentemente termos “feito o L”, mesmo que tenhamos avisado, durante o programa, que não se tratava necessariamente das nossas preferências pessoais pelos indicados; as escolhas se basearam nos fatos que tornaram o 2023 de cada um dos candidatos positivo ou negativo, conforme o caso.
Nesta semana, continuamos com a nossa premiação de touros e ursos em 2023 e pode ser que sejamos “julgados” novamente. Isso porque, desta vez, fizemos um balanço do primeiro ano do terceiro governo Lula e escolhemos três pontos altos e três pontos baixos, os touros e ursos do presidente no ano passado.
Os touros e ursos de Lula
Em um país onde os cenários político e macroeconômico afetam tanto os investimentos, não é possível, para o investidor, passar ao largo de acontecimentos relevantes para a economia brasileira como a aprovação da reforma tributária e do arcabouço fiscal, ou mesmo ignorar as alfinetadas de Lula no presidente do Banco Central e todo ruído que isso gerou.
Muitos dos principais pontos do primeiro ano de Lula passam pela economia ou pela vida financeira das pessoas, então neste programa, eu, Vinícius Pinheiro e Ricardo Gozzi falamos sobre o que consideramos terem sido os principais erros e acertos do presidente até agora.
Para acompanhar o programa na íntegra, basta clicar aqui ou dar o play no tocador abaixo:
Acompanhe o podcast Touros e Ursos também no canal de YouTube do Seu Dinheiro, e não esqueça de deixar seu like, comentar e se inscrever para acompanhar nossos conteúdos em vídeo por lá.