Plantio abre projeto de espaço agroecológico 

Author:


Neste sábado, 13 de janeiro, a partir das nove horas, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizará um plantio na área do Parque Linear Retiro Saudoso, com ponto de encontro na rua Benedito Tórtoro nº 25, no Jardim Roberto Benedetti, Zona Leste de Ribeirão Preto.

O parque linear foi projetado pela pasta e vem sendo implantado em áreas públicas junto à margem direita do córrego do Retiro Saudoso, em região de recarga do Aquífero Guarani. O parque também faz limite com a Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), Condomínio Parque das Árvores, Residencial Greenville, Condomínio Parque Rosário do Sul e Jardim Roberto Benedetti.

A ação será realizada com a colaboração voluntária da Associação de Moradores (Amojarb), do projeto Como Árvores e das empresas Ambiência e Martins Jardinagens. Os voluntários desempenharão um trabalho importante, auxiliando na abertura das covas (berços), adubagem, estaqueamento, plantio e irrigação.

Está previsto o plantio de 50 mudas, abrangendo espécies como goiaba, araçá-pera, pitanga, amora, acerola, cabeludinha, araticum, jerivá, jenipapo e guariroba. Durante as ações de plantio, a equipe da secretaria fornece orientações cruciais por meio de práticas de educação ambiental aos voluntários.

Destacam-se as técnicas apropriadas para assegurar uma implantação correta, enfatizando a importância vital de realizar o plantio de maneira adequada. Esse enfoque é fundamental para o sucesso a longo prazo das iniciativas ambientais, contribuindo não apenas para o desenvolvimento adequado das árvores, mas também para a construção de uma mentalidade ambientalmente responsável e duradoura entre os envolvidos.

A concepção do parque teve início a partir de demandas de moradores da região e da sociedade civil organizada, notadamente a Amojarb. Desde então, em processo colaborativo com a sociedade, as obras do parque vêm sendo executadas. O espaço agroecológico foi planejado para abrigar plantas alimentícias, tais como árvores frutíferas, leguminosas, ervas, entre outras a serem cultivadas por meio de técnicas sustentáveis.

As plantas nativas serão priorizadas, potencializando a restauração ecológica da região e favorecendo interações com a fauna e flora locais. Nas ações de sua implantação e durante seu desenvolvimento, inclusive em ações de manutenção e enriquecimento, devem ser aproveitadas as oportunidades de educação acerca de questões ambientais e de cultivos mais sustentáveis. Ao mesmo tempo, é promovida a coesão social e participação comunitária.

 

 





Source link

Leave a Reply